Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by July 31th for a chance to win.

Os 8 melhores países para morar (e como viver neles de graça)

Descubra os melhores países para morar com qualidade de vida e saiba como viver neles de graça! Com oportunidades de trabalho e estudos, esses destinos são ideais para quem busca novas experiências.

8min

melhores países para morar

Muitos brasileiros sonham em morar no exterior e, por isso, a busca pelos melhores países para morar só cresce a cada dia. E acredite, existem ótimas opções espalhadas pelo mundo todo! Tanto na América, quanto na Europa, Ásia e Oceania, você encontrará lugares incríveis para chamar de lar.

Seja por causa da estabilidade econômica, da segurança, dos serviços de saúde de primeira ou da educação de qualidade, as possibilidades são muitas. 

Se você está pensando em fazer as malas e partir para uma nova aventura, vamos te mostrar os melhores países para se viver, com suas vantagens e desvantagens. Além de uma super dica de como morar neles sem gastar com hospedagem.

Veja também:

Quais são os melhores países para morar e trabalhar?

Escolher os melhores países para morar é algo muito pessoal, pois cada um tem suas próprias preferências e prioridades. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma pesquisa bem legal para descobrir quais são os países que se destacam em termos de igualdade de gênero, alfabetização, expectativa de vida e estabilidade financeira.

Essa lista pode ser uma boa referência para quem está buscando um novo lugar para chamar de lar. Confira alguns dos países que estão entre os melhores países para viver, e abaixo vou dar mais detalhes sobre as características de cada um deles:

  1. Noruega;
  2. Austrália;
  3. Suíça;
  4. Alemanha;
  5. Nova Zelândia;
  6. Canadá;
  7. Hong Kong;
  8.  Chile.

Os 8 melhores países para morar: Chile 

Como experimentar viver no exterior de graça

Que tal ver na prática se vale a pena morar em um novo país e ainda economizar com hospedagem? Isso é possível através da Worldpackers. Nessa plataforma você pode se inscrever para trocar algumas horas de trabalho por estadia e outros benefícios em pousadas, ecovilas, hostels, sítios e outros meios de hospedagem.

No voluntariado da Worldpackers, é possível passar um tempo mais longo explorando a região e sem pagar pela acomodação. É como uma modalidade barata de intercâmbio, que possibilita uma imersão cultural profunda no lugar.

 Assim, você consegue sentir na prática como é viver no país, ir se enturmando com a galera local, começar a buscar trabalho e entender os custos de vida na nova cidade. 


Intercâmbio voluntário

E o melhor de tudo: há oportunidades incríveis no mundo todo! Em cada país da lista, coloquei a página de busca com as oportunidades para você dar uma olhada e, quem sabe, começar a planejar sua experiência de intercâmbio econômico.

Os 8 melhores países para morar

1. Noruega

Um dos melhores países para morar na Europa é a Noruega, que se destacou em todas as áreas avaliadas pela ONU, ficando no topo da lista. O país conquistou essa posição graças a vários fatores, sendo o principal deles sua impressionante expectativa de vida, que ultrapassa os 82 anos.

Esse resultado se deve em grande parte ao excelente sistema de saúde pública do país, que garante que todos tenham acesso a cuidados médicos e recebam assistência quando necessário.


Os 8 melhores países para morar: Noruega 

Entre as vantagens de morar na Noruega, estão:

  • Qualidade de vida excepcional;
  • Sistema de saúde abrangente;
  • Educação de qualidade;
  • Segurança e estabilidade.

E as desvantagens de viver no país:

  • Custo de vida elevado;
  • Clima rigoroso;
  • Barreira linguística (muitos noruegueses falam inglês, mas a língua oficial do país é o norueguês).

Quer fazer um test drive no país antes de se mudar de vez? Confira todas as vagas de voluntariado na Noruega.

2. Austrália

A Austrália é conhecida por ser um dos melhores países para morar e trabalhar, e um dos principais motivos é o seu sistema educacional. O país valoriza muito a educação, e a população tem um forte incentivo para estudar e alcançar bons resultados acadêmicos.

Além disso, a Austrália é um país acolhedor e oferece oportunidades de trabalho para estrangeiros. Por exemplo, se você está indo em um programa de intercâmbio, você terá permissão para trabalhar lá.

Outra vantagem de morar na Austrália é o alto salário mínimo e um custo de vida mais baixo em comparação com outros países, como Estados Unidos e Inglaterra.


Os 8 melhores países para morar: Austrália 

Vantagens de morar na Austrália:

  • Oportunidades de trabalho;
  • Qualidade de vida elevada;
  • Diversidade cultural.

Desvantagens: 

  • Distância dos demais países (o que pode resultar em viagens mais longas e custosas para visitar familiares e amigos no exterior);
  • Clima extremo (com ondas de calor intensas, incêndios florestais e tempestades tropicais).

Que tal fazer um intercâmbio econômico na Austrália? Confiras todas as oportunidades aqui

3. Suíça

Com sua paisagem deslumbrante, qualidade de vida excepcional e estabilidade econômica, a Suíça é, sem dúvidas, um dos melhores países para viver. O país é conhecido por seu sistema educacional de alto nível, serviços de saúde de qualidade e um ambiente seguro.

A Suíça é um destino muito buscado por quem quer uma vida equilibrada e cheia de oportunidades, seja pela possibilidade de trabalho, pela cultura ou pela beleza natural.


Os 8 melhores países para morar: Suíça 

Vantagens de viver na Suíça:

  • Qualidade de vida excepcional;
  • Estabilidade econômica;
  • Sistema educacional de qualidade;
  • Beleza natural e qualidade de vida ao ar livre.

Desvantagens de morar na Suíça:

  • Custo de vida elevado;
  • Barreira linguística (a Suíça possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche);
  • Competição no mercado de trabalho.

Dê uma olhada em todas as vagas de voluntariado na Suíça, e conheça todas suas belezas naturais com tempo e economizando. Confira também nosso artigo: 10 dicas de acomodação gratuita em alguns dos países mais caros do mundo.

4. Alemanha

A Alemanha é conhecida por sua eficiência, qualidade de vida e sólido sistema educacional. Com cidades modernas e bem planejadas, além de um excelente sistema de transporte público, o país oferece uma infraestrutura exemplar.

O país também oferece oportunidades profissionais, sendo lar de muitas empresas renomadas em diversos setores. Sem falar na sua rica história, cultura diversificada e uma ampla gama de atividades culturais e recreativas.

Porém, é importante saber que o processo de adaptação pode ser desafiador, principalmente devido à língua alemã, que é considerada um idioma difícil.


Os 8 melhores países para morar: Alemanha 

Morar na Alemanha apresenta diversas vantagens e desvantagens. Vamos explorá-las:

Vantagens:

  • Estabilidade econômica;
  • Educação de alta qualidade;
  • Infraestrutura eficiente;
  • Cultura rica;
  • Localização central na Europa.

Desvantagens:

  • Clima imprevisível, com invernos rigorosos;
  • Dificuldades linguísticas;
  • Custo de vida alto;
  • Burocracia para estrangeiros;
  • Dificuldades de integração.

Para testar se a Alemanha é realmente o país para você, considere um intercâmbio voluntário por lá. Confira todas as vagas disponíveis aqui.

5. Nova Zelândia

Morar na Nova Zelândia é sem dúvida desfrutar de um dos melhores países para se viver e de uma qualidade de vida única. Os neozelandeses são conhecidos por sua educação exemplar, tornando o ambiente social muito agradável. Além disso, a população é extremamente receptiva, acolhendo os estrangeiros e tornando a integração com sociedade local mais fácil.

A Nova Zelândia também se destaca por suas instituições de ensino reconhecidas mundialmente, com universidades e escolas de alta qualidade. Além do custo de vida relativamente mais baixo, comparado a países como a Suíça e a Noruega.

Outro ponto positivo é a segurança. A taxa de violência na Nova Zelândia é muito baixa, o que contribui para um ambiente tranquilo e seguro para se viver. O país também possui índices de corrupção baixíssimos.


Os 8 melhores países para morar: Nova Zelândia 

Vantagens de morar na Nova Zelândia:

  • Beleza natural deslumbrante;
  • Qualidade de vida elevada;
  • Oportunidades de trabalho e educação;
  • Cultura e diversidade.

Desvantagens:

  • Localização remota e distante dos demais países;
  • Oportunidades limitadas de carreira (devido ao tamanho relativamente pequeno da população e da economia).

Confira todos os voluntários disponíveis na Nova Zelândia!

6. Canadá

Com uma economia estável, sistema de saúde de qualidade, educação renomada e diversidade cultural, morar no Canadá oferece inúmeras vantagens. Além disso, o país é conhecido por sua beleza natural, com paisagens que vão desde montanhas até extensas florestas e lagos.

A população canadense também é considerada amigável e acolhedora, o que torna mais fácil se adaptar e se integrar ao local. Com uma política de imigração aberta e oportunidades de trabalho, o Canadá se torna um destino popular para aqueles que buscam construir a vida em um novo país.


Os 8 melhores países para morar: Canadá 

Vantagens de morar no Canadá:

  • Qualidade de vida elevada;
  • Oportunidades de trabalho (o país possui um mercado de trabalho diversificado e em constante crescimento);
  • Multiculturalismo e diversidade.

Desvantagens de viver no país:

  • Clima rigoroso (invernos podem ser longos e frios);
  • Custo de vida alto em algumas regiões.

Dê uma olhada em todas as oportunidades no Canadá.

7. Hong Kong

Essa pequena região administrativa chinesa é considerada pela ONU como um dos melhores lugares para se viver. Hong Kong tem sido considerada uma cidade dos sonhos para profissionais estrangeiros, que buscam por experiências internacionais para impulsionar suas carreiras.

Apesar de sua área compacta, abrigando 7,3 milhões de pessoas em 1.104 quilômetros quadrados, Hong Kong é culturalmente relevante. A região exibe modernos arranha-céus com escritórios luxuosos, butiques de estilistas europeus e restaurantes premiados com estrelas Michelin.


Os 8 melhores países para morar: Hong Kong 

Vantagens de viver em Hong Kong:

  • Oportunidades de carreira;
  • Localização estratégica: (situada no coração da Ásia);
  • Sistema de transporte eficiente;
  • Diversidade cultural;
  • Gastronomia variada;
  • Segurança (considerada uma das regiões mais seguras do mundo).

Desvantagens:

  • Alto custo de vida (Hong Kong é uma das cidades mais caras do mundo)
  • Espaço limitado;
  • Competição acirrada no mercado de trabalho;
  • Poluição do ar;
  • Estresse e ritmo acelerado.

Quer saber se o estilo de vida de Hong Kong é para você, confira todas as vagas disponíveis na China.

8. Chile

Um dos poucos países da América do Sul presentes na lista da ONU, o Chile é considerado um dos melhores países para morar que falam espanhol. Combinando beleza natural, cultura rica e qualidade de vida. 

O país é conhecido por sua estabilidade política, sistema educacional de alta qualidade e um forte senso de comunidade, com uma população acolhedora.


Os 8 melhores países para morar: Chile 

Vantagens de viver no Chile:

  • Belezas naturais (com desertos, montanhas, florestas e litorais);
  • Estabilidade política e segurança;
  • Sistema educacional de qualidade;
  • Qualidade de vida;
  • Economia em crescimento.

Desvantagens:

  • Custo de vida (algumas áreas do Chile, como Santiago, têm um custo de vida mais alto);
  • Distâncias geográficas (devido à extensão do país, as distâncias entre as cidades podem ser grande);
  • Poluição do ar.

No Chile, existem vagas incríveis de voluntariado! Confira todas elas aqui.

Se você gostou de conhecer os melhores países para morar e nossas dicas de economia, siga as redes sociais da Worldpackers para acompanhar as novidades. Estamos no Instagram, no TikTok e no YouTube!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic