Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que fazer na Itália: descubra as melhores cidades e atrativos

Descubra o que fazer na Itália! Da antiga Roma às deslumbrantes paisagens da Costa Amalfitana, há tanto para explorar. Junte-se a nós nesta jornada de descobertas! Buon viaggio!

10min

o-que-fazer-na-italia

Em busca de sugestões sobre o que fazer na Itália? Este país encantador oferece uma infinidade de experiências únicas para os viajantes explorarem. Desde as ruas antigas de Roma até as paisagens deslumbrantes da Costa Amalfitana, há uma riqueza de destinos e atividades esperando para serem descobertas.

Com sua história milenar, arte renascentista, culinária deliciosa e cenários naturais deslumbrantes, a Itália é um destino que encanta e inspira viajantes de todo o mundo. 

Junte-se a nós enquanto desvendamos os segredos e tesouros das cidades mais encantadoras da Itália, além de dicas de hospedagem e muito mais. Buon viaggio!

O que fazer na Itália: 7 melhores cidades para conhecer

A Itália é uma terra onde o passado e o presente se misturam harmoniosamente, proporcionando aos visitantes uma experiência verdadeiramente única. Aqui estão algumas das melhores cidades para entrar na sua lista do que fazer na Itália:

1. Roma

Roma, a Cidade Eterna, é um testemunho vivo da grandiosidade do Império Romano e do Renascimento italiano. Ruas de paralelepípedos levam a marcos históricos que remontam a milênios, enquanto a vida moderna pulsa em cafés animados e bairros coloridos.

Principais atrativos:

  • Coliseu: O Coliseu é uma das estruturas mais emblemáticas do mundo antigo, palco de gladiadores e espetáculos que ecoam pela história.
  • Vaticano: No coração da cidade, encontra-se a Cidade do Vaticano, um enclave papal onde a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano contam a história do cristianismo através de arte e arquitetura.
  • Fontana di Trevi: Esta famosa fonte barroca atrai visitantes de todo o mundo, que jogam moedas em suas águas azuis para garantir seu retorno a Roma. Já anote aí, este atrativo não pode ficar fora do seu roteiro do que fazer na Itália!


2. Florença

Florença é um museu ao ar livre, onde cada rua e praça é uma lembrança da grandeza artística e cultural do Renascimento. Ruas de paralelepípedos levam a museus repletos de obras-primas e a mercados vibrantes onde aromas de comida toscana flutuam no ar. Sem dúvida, esta cidade merece estar em seu roteiro de o que fazer na Itália.

Principais atrativos:

  • Duomo di Firenze: A majestosa cúpula de Brunelleschi domina o horizonte de Florença, marcando o local da Catedral de Santa Maria del Fiore, uma maravilha arquitetônica do século XV.
  • Galeria Uffizi: Esta galeria renascentista abriga uma coleção inestimável de arte italiana, com obras de Botticelli, Michelangelo e Leonardo da Vinci, entre outros.
  • Ponte Vecchio: Esta ponte medieval é famosa por suas lojas de joias e ourivesarias, que continuam atraindo visitantes e compradores há séculos.



3. Veneza

Veneza é uma cidade única, com seus canais e palácios. A vida segue o ritmo das marés, enquanto gôndolas deslizam pela água e os sinos das igrejas ecoam pelas vielas estreitas.

Principais atrativos:

  • Praça de São Marcos: Um ícone no coração de Veneza, dominado pela Basílica de São Marcos e pelo Palácio Ducal.
  • Passeio de gôndola: Uma visita a Veneza não estaria completa sem um passeio romântico de gôndola pelos canais da cidade, passando por pontes ornamentadas e palácios deslumbrantes.
  • Ponte Rialto: Esta ponte de pedra é uma das mais antigas e famosas da cidade, oferecendo vistas espetaculares do Grande Canal e das atividades movimentadas nas margens.



4. Milão

Milão é uma cidade de contrastes, onde o antigo e o moderno se encontram em uma paisagem urbana dinâmica. Aqui, arranha-céus de vidro se erguem ao lado de igrejas centenárias, enquanto boutiques de moda e mercados tradicionais competem pela atenção dos visitantes.

Principais atrativos:

  • Catedral de Milão (Duomo): Esta catedral gótica é uma obra-prima arquitetônica, adornada com centenas de estátuas e pináculos que se destacam contra o céu de Milão.
  • Galleria Vittorio Emanuele II: Para os amantes das compras, esta galeria comercial de luxo não pode ficar de fora do seu planejamento de o que fazer na Itália. Ela conta com lojas de moda de alta qualidade e restaurantes elegantes.
  • Teatro alla Scala: Este lendário teatro de ópera é o local perfeito para apreciar apresentações de ópera e balé de classe mundial, em um ambiente repleto de história e elegância.



5. Nápoles

Nápoles é uma cidade onde a agitação das ruas se mistura com a tranquilidade do mar. Aqui, a vida é vivida ao ar livre, com cafés animados, mercados coloridos e uma rica tradição gastronômica, que é o orgulho da cidade.

Principais atrativos:

  • Ruínas de Pompéia: Estas ruínas incrivelmente preservadas oferecem uma visão fascinante da vida na Roma Antiga, congelada no tempo pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.
  • Centro histórico: O coração pulsante de Nápoles é seu centro histórico, onde igrejas barrocas, palácios majestosos e vielas sinuosas se misturam em um labirinto encantador.
  • Castel dell'Ovo: Esta antiga fortaleza à beira-mar oferece vistas deslumbrantes da Baía de Nápoles e é o cenário perfeito para um passeio romântico ao pôr do sol.


6. Verona

Verona é uma cidade histórica localizada na região de Veneto, no norte da Itália. Famosa por ser o cenário da história de Romeu e Julieta, a cidade é conhecida por suas ruas de paralelepípedos e praças encantadoras, que refletem sua rica herança cultural.

Principais atrativos:

  • Arena di Verona: Um antigo anfiteatro romano bem preservado, que hoje é palco de óperas, concertos e eventos culturais durante o verão.
  • Casa de Julieta: Supostamente o local associado à personagem fictícia de Shakespeare, a Casa de Julieta atrai fãs da famosa história de amor. O pátio da casa, com sua estátua de Julieta, é um destino turístico popular.
  • Ponte Scaligero: Uma ponte medieval sobre o rio Adige, caracterizada por suas torres defensivas e pela vista panorâmica do rio. É um local perfeito para passear e capturar fotografias memoráveis.


7. Palermo

Palermo é uma cidade localizada na costa da Sicília, no sul da Itália, com uma história milenar. Refletindo suas influências árabes, normandas e barrocas, a cidade apresenta uma arquitetura, culinária e cultura fascinantes.

Principais atrativos:

  • Catedral de Palermo: Esta catedral combina elementos de arquitetura normanda, árabe e barroca, destacando-se pela Capela Palatina, com seus mosaicos bizantinos deslumbrantes.
  • Mercado de Ballarò: Um mercado ao ar livre que oferece uma variedade de produtos, desde frutas frescas e peixes até especiarias exóticas. É um lugar ideal para experimentar a autêntica culinária siciliana.
  • Palácio dos Normandos: Um magnífico exemplo da arquitetura normanda na Sicília. Além de sua arquitetura impressionante, o palácio abriga a Capela Palatina e os Jardins Reais.

O que fazer na Itália: roteiro para 10 dias



Embarque em uma jornada de 10 dias pelas terras italianas, explorando seus destinos mais icônicos. Conheça Roma, Florença, Veneza e a Costa Amalfitana em uma experiência única e envolvente. Confira a sugestão de roteiro do que fazer na Itália:

Dia 1-2: Roma

Dia 1: Chegada em Roma

  • Após a chegada, acomode-se no seu hotel e faça um reconhecimento da área próxima.
  • À tarde, mergulhe na história de Roma visitando o icônico Coliseu, onde gladiadores uma vez lutaram em batalhas épicas. Explore as ruínas do Fórum Romano e suba o Monte Palatino para vistas panorâmicas da cidade.

Dia 2: Explorando Roma

  • Comece o dia com uma visita ao menor estado do mundo, o Vaticano. Admire a grandiosidade da Basílica de São Pedro, com sua magnífica cúpula projetada por Michelangelo.
  • Em seguida, percorra os corredores dos Museus do Vaticano, onde você encontrará uma vasta coleção de arte e tesouros papais. Não deixe de visitar a impressionante Capela Sistina, decorada por Michelangelo e outros mestres renascentistas.

Dia 3-4: Florença

Dia 3: Viagem para Florença

  • Pegue um trem para Florença, a cidade renascentista da Toscana. Ao chegar, desfrute de um passeio pela cidade e se encante com a majestosa Catedral de Santa Maria del Fiore, com sua deslumbrante cúpula de Brunelleschi.
  • Explore a Piazza della Signoria e visite a Galeria Uffizi para admirar algumas das maiores obras-primas da arte renascentista.

Dia 4: Explorando Florença

  • Dedique a manhã para explorar o Palazzo Pitti, uma das maiores residências da Toscana, e os magníficos Jardins de Boboli, com suas fontes, esculturas e vistas panorâmicas da cidade.
  • À tarde, explore o bairro de Oltrarno, conhecido por suas ruas charmosas e lojas de artesanato. Visite a Igreja de Santo Spirito e desfrute de um café em uma das praças pitorescas da região.

Dia 5: Pisa e Lucca (bate-volta de Florença)

  • Faça um bate-volta de trem para Pisa, onde você poderá admirar a famosa Torre Inclinada e a deslumbrante Piazza dei Miracoli. Em seguida, continue até Lucca, uma encantadora cidade murada, onde você pode passear pelas ruas estreitas e admirar a arquitetura medieval.

Dia 6-7: Veneza

Dia 6: Viagem para Veneza

  • Pegue um trem para Veneza e, ao chegar, embarque em uma gôndola para um passeio pelos canais românticos da cidade. Visite a deslumbrante Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal na famosa Praça de São Marcos.

Dia 7: Descobrindo Veneza

  • Explore os bairros menos turísticos de Veneza, como Cannaregio e Dorsoduro, onde você encontrará uma atmosfera autêntica e menos lotada. Visite a Ilha de Murano, famosa por sua produção de vidro, e a colorida Ilha de Burano.

Dia 8-9: Costa Amalfitana

Dia 8: Viagem para a Costa Amalfitana

  • Viaje de trem ou ônibus para a deslumbrante Costa Amalfitana, onde você poderá relaxar em uma das praias pitorescas de Positano ou explorar as ruas sinuosas da cidade.

Dia 9: Explorando a Costa Amalfitana

  • Faça um passeio de barco ao longo da costa, visitando a cidade de Amalfi e a encantadora vila de Ravello, conhecida por suas vistas deslumbrantes e jardins exuberantes.

Dia 10: Nápoles e Pompeia (bate-volta da Costa Amalfitana)

  • Faça um bate-volta para Nápoles para experimentar a autêntica pizza napolitana em uma das famosas pizzarias da cidade. Em seguida, visite as ruínas arqueológicas de Pompeia, uma cidade romana antiga que foi devastada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

Voluntariado na Itália

Hospedagem é um dos custos mais significativos ao planejar uma viagem para a Itália. No entanto, há uma maneira inteligente de economizar: através do voluntariado oferecido pela Worldpackers.

O funcionamento é simples: você oferece sua ajuda em estabelecimentos como hostels ou fazendas e, em troca, recebe acomodação gratuita, e às vezes outros benefícios, como alimentação e passeios.

Além da vantagem de hospedagem sem custo, o voluntariado proporciona uma experiência enriquecedora de imersão na cultura local, permitindo a oportunidade de fazer novas amizades e contribuir com projetos interessantes. Confira as diversas vagas disponíveis na Itália



Para te dar um empurrãozinho, selecionei algumas vagas incríveis na Itália. Dê uma olhada:

  1. Ajude no cultivo de plantas e cuidado com os animais em uma Fazenda de Yoga, perto de Roma. Além de estadia e todas as refeições, os voluntários podem participar das aulas de yoga e meditação. Confira todos os detalhes da vaga aqui.
  2. Contribua com a jardinagem e manutenção em um rancho familiar em Roma. Em troca, receba estadia e todas as refeições incluídas. Saiba mais sobre a vaga.
  3. Ajude a recepcionar os hóspedes em um homestay em Florença, uma das mais belas cidades italianas. Em troca, receba estadia em quarto privativo, café da manhã e jantar. Veja todos os detalhes da vaga aqui.
  4. Faça parte da equipe de um hostel em Nápoles e conheça pessoas do mundo todo! Os voluntários podem ajudar na cozinha, jardinagem ou em tarefas domésticas e, em troca, recebem estadia e alimentação. Confira todas as informações aqui.
  5. Seja voluntário em um EcoCamping em Nápoles e durma aos pés de um dos vulcões mais famosos do mundo, o Vesúvio. Em troca, receba estadia no camping, todas as refeições e eventos gratuitos. Saiba mais sobre essa oportunidade aqui.

A Worldpackers conta com anfitriões em mais de 140 países, e centenas de projetos se juntam mensalmente a plataforma, todos verificados individualmente e monitorados para garantir experiências positivas.

Quando ir para a Itália?



A escolha da época para visitar a Itália depende das preferências individuais do viajante e dos tipos de experiências desejadas. Aqui estão algumas vantagens e desvantagens das principais épocas do ano:

Primavera (Março a Maio)

  • Vantagens: Clima agradável, menos multidões do que no verão, florescimento da paisagem.
  • Desvantagens: Possibilidade de chuvas ocasionais, especialmente em março.

Verão (Junho a Agosto)

  • Vantagens: Temperaturas quentes ideais para praias e atividades ao ar livre, festivais culturais e eventos.
  • Desvantagens: Altas temperaturas e grandes multidões de turistas, preços mais elevados.

Outono (Setembro a Novembro)

  • Vantagens: Clima ameno, menos turistas, colheita de uvas e festivais de vinho.
  • Desvantagens: Possibilidade de chuvas, especialmente em novembro.

Inverno (Dezembro a Fevereiro)

  • Vantagens: Menos multidões, preços mais baixos, mercados de Natal e pistas de esqui nos Alpes.
  • Desvantagens: Temperaturas frias, especialmente nas regiões do norte, dias mais curtos.

O que fazer na Itália no verão



1. Costa Amalfitana

Aproveite dias ensolarados nas lindas praias de Positano e Amalfi, e faça um passeio de barco ao longo da costa para apreciar as vistas deslumbrantes.

2. Florença

Explore os exuberantes jardins do Palazzo Pitti e os terraços panorâmicos dos Jardins de Boboli. Durante os dias quentes, visite os museus e galerias de arte, e aproveite as noites frescas para passear pelas ruas históricas.

3. Sicília

Explore praias intocadas e enseadas escondidas ao longo da deslumbrante costa da Sicília. Visite cidades históricas como Palermo e Siracusa, e aproveite os festivais locais de comida e vinho.

O que fazer na Itália no inverno



1. Veneza

Participe do Carnaval de Veneza, com suas máscaras elegantes e desfiles coloridos. Explore os canais tranquilos da cidade em gôndolas decoradas especialmente para o Natal.

2. Dolomitas

Aproveite o esqui e o snowboard nas deslumbrantes montanhas dos Dolomitas. Faça caminhadas na neve e desfrute das vistas panorâmicas das paisagens cobertas de neve.

3. Roma

Visite as atrações icônicas da cidade, como o Coliseu e o Vaticano, com menos multidões. Delicie-se com pratos italianos tradicionais em trattorias acolhedoras e cafés locais para se aquecer.

  • Quer aprender mais sobre planejamento na sua viagem? Assinando o plano pack na WP você tem acesso ilimitado a +120 cursos na Worldpackers Academy, a maior escola de viajantes para viajantes!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic