¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Intercâmbio para aprender inglês: o jeito mais barato e eficaz

Que tal aprender um idioma enquanto viaja? Descubra como fazer intercâmbio para aprender inglês de maneira muito econômica e imersiva através do voluntariado.

8min

Intercâmbio para aprender inglês

Quem não quer conhecer o mundo, explorar novas culturas, novos países, viver experiências incríveis e ainda aprender um novo idioma enquanto viaja? Hoje em dia, com o mundo cada vez mais globalizado, falar mais de uma língua tem se tornado algo crucial. Por isso, muita gente procura um intercâmbio para aprender inglês.

Mas basta pesquisar no Google para encontrar centenas de agências cobrando fortunas para estudar em outro país. Os custos para aprender um idioma no exterior de forma convencional costumam variar entre R$3.000 e R$10.000 ou até mais, dependendo do destino, acomodação e curso. Fora isso, você ainda precisa arcar com passagens e, e a depender do país e da duração do intercâmbio, com custos de visto.

E se eu te dissesse que é possível fazer intercâmbio e aprender inglês de um jeito muito mais barato e eficaz? Continua lendo para descobrir!

Leia também: 18 melhores países para fazer intercâmbio e como economizar

Por que aprender inglês na prática viajando

Eu particularmente não me dou muito bem aprendendo um idioma apenas sentada em uma cadeira, com um livro na mão e exercícios de gramática. Eu gosto é da conversação, de me inserir na cultura e aprender desde expressões idiomáticas até gírias, piadas e aquelas coisas que nenhuma escola de línguas vai te ensinar.

Passei anos estudando inglês para chegar no meu intercâmbio e me deparar com uma ausência de vocabulário que jamais teria percebido a se tivesse ficado no Brasil, apenas na escola de idiomas. 

"Como é que eu falo pia? Água com gás? Como explico o corte de cabelo que eu gosto? E se eu quiser discutir sobre política? Por que é que chamam banheiro de restroom? Na escola me disseram que era bathroom!". São muitas as expressões em inglês usadas no dia a dia de um viajante, mais do que você imagina numa sala de aula.



É por isso que o intercâmbio com a Worldpackers, plataforma de voluntariado para trocar trabalho por hospedagem e outros benefícios, é ótimo para quem quer aprender um novo idioma através de uma imersão cultural. 

São milhares de vagas de intercâmbio em diferentes destinos, desde os mais famosos e tradicionais como Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, até outros menos comuns como Malta, África do Sul e Índia.

Intercâmbio para aprender inglês voluntariando

No voluntariado, além de economizar muito com o seu intercâmbio você vai ter oportunidade de encontrar viajantes de diversos lugares do mundo, fazer amizade com moradores locais e emergir na cultura praticando inglês todos os dias.

Você ainda vai entrar em contato com diferentes sotaques, - o que é ótimo para o listening - e aprenderá diversas gírias e expressões que são usadas somente pelos nativos.

E o melhor de tudo? Você vai aprender na prática! Chega de ficar conjugando verbos sem usá-los na vida real. O vocabulário que você vai adquirir é aquele que você realmente vai precisar usar no dia a dia. 

Não importa se você nunca estudou inglês antes ou se já tem algum tipo de conhecimento. Com a Worldpackers é possível fazer intercâmbio para aprender inglês do zero e ainda viajar por diferentes destinos.

Como funciona o voluntariado com a Worldpackers?

Fazer esse tipo de intercâmbio para aprender inglês é simples. Basicamente você escolhe o destino de interesse, seleciona qual tipo de atividade você quer exercer durante o seu voluntariado, vê o anfitrião que mais combina com o seu perfil e aplica para a vaga. Sendo aprovada, é só se preparar e cair na estrada.

Na página de cada vaga na Worldpackers você pode ver quantas horas de trabalho são exigidas por dia ou por semana, quantos dias de folga são oferecidos, qual a atividade em que vai trabalhar (recepção, bartender, ajuda com reparos e manutenção, social media) e demais benefícios incluídos. 

Alguns anfitriões oferecem não só a acomodação gratuita, como também refeições, carona na chegada e descontos em festas e tours. O mais comum é encontrar oportunidades em hostels (albergues), mas também existem opções de voluntariados em fazendas, pousadas, hotéis, casas de família...

Para algumas vagas geralmente é preciso já ter algum domínio do idioma, como no caso de quem fica na recepção atendendo hóspedes. Se você já fala o básico ou intermediário e quer praticar bastante, esse é um tipo de função excelente. 

Se ainda está começando, pode procurar vagas de voluntariado em que o inglês não seja um pré-requisito, como as de limpeza e arrumação. No dia a dia do local, você encontrará várias oportunidades para conversar com moradores e viajantes e ir aprendendo na prática.



Melhores destinos para aprender inglês

Muita gente opta por países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá ou Irlanda na hora de estudar inglês. No entanto, com exceção da Irlanda, estes são também alguns dos destinos com custo de vida mais caro e maior burocracia para entrada.

Isso não significa que você não possa escolher um destes destinos; ao contrário, a Worldpackers está cheia de opções de voluntariados bacanas nestes lugares. Significa apenas que você deve levar estes pontos em consideração na hora de escolher para qual vaga aplicar. 

Uma das dicas para quem quer fazer intercâmbio nos Estados Unidos é fugir dos grandes centros, como Nova York e Los Angeles, e optar por outros lugares como Miami, São Francisco, Chicago e outros. Nos Estados Unidos não faltam opções bacanas de destinos para voluntariar, principalmente em San Diego, na Califórnia.

Se liga nesta experiência incrível que a Fernanda teve em Miami aprendendo não só inglês, como também espanhol. 

Agora se você quer mesmo economizar e praticar seu inglês em um lugar diferente, que tal Malta? Ou a África do Sul! Os dois possuem o idioma como língua oficial, além de um custo de vida mais em conta e paisagens incríveis de tirar o fôlego.

A Aline fez um voluntariado em Malta e compartilhou aqui no blog várias dicas de como aprender inglês como voluntária. Outras opções muito interessantes são Austrália, Nova Zelândia e Índia. Veja também nosso artigo sobre intercâmbio na Irlanda!

Imersão como voluntária

O que eu mais gosto neste tipo de intercâmbio é que além de ser bem mais econômico em comparação com as agências, ele costuma ser bastante eficaz. Em poucas semanas é possível perceber o quanto nosso vocabulário cresce e pequenas coisas que antes pareciam muito difíceis de serem expressadas vão se tornando bem mais fáceis.

É claro que você pode praticar conversação sem sair de casa, mas no intercâmbio estamos imersos em um mundo novo e aprender um novo idioma vira quase um instinto de sobrevivência

A prática é constante, e cedo ou tarde você vai precisar se comunicar com alguém. Não tem mais aquela desculpa de “eu entendo tudo, mas não falo nada”. Com o intercâmbio voluntário, você vai ter que falar! 

Para quem se sente inseguro, o ambiente do voluntariado pode ser bem acolhedor também. Ali passam diversos viajantes, de diferentes lugares, com vários objetivos e muitos possuem o mesmo que o seu: aprender inglês. Então, por que não deixar o medo de lado e aprender juntos? 

Eu preciso de visto para aprender inglês com a Worldpackers?

A resposta é: depende! Para onde você vai? Quanto tempo pretende ficar? Quando você viaja pela Worldpackers, não tem status de estudante, nem precisa aplicar para um visto de trabalho, porque não existe troca financeira. Você pode, então, entrar como turista.

Existem mais de 90 países em que brasileiros não precisam de visto, tendo acesso liberado por um determinado período. No geral, são concedidos 90 dias, mas busque sempre confirmar o tempo máximo de permanência em cada lugar. 

Já lugares como os Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá exigem que você tire um visto de turista para entrar no país.



Dicas para aprender inglês durante o intercâmbio

Algumas práticas que eu acho bem bacanas de se aplicar durante o intercâmbio para aprender idiomas por conta própria:

1. Alterar o idioma do celular para inglês

2. Assistir filmes e séries com legenda em inglês – comece com animações, já que no geral elas costumam ter um linguajar mais simples;

3. Manter um bloco de notas para escrever novas palavras ou expressões que você achou importante durante o dia e tentar aplicá-las em um contexto;

4. Ler livros ou notícias em inglês – procure no tradutor ou no dicionário aquelas palavras que não conhecer;

5. Ouvir músicas locais e no idioma;

6. Se tiver dúvida, pergunte! Não tenha medo;

7. Faça amizade com moradores locais e aproveite os passeios para extrair o máximo de vocabulário possível;

8. O voluntariado é sobre troca. Que tal ensinar português enquanto alguém te ensina inglês?

Um dos passeios que eu mais amo fazer em um novo destino é ir ao supermercado. Existe uma diversidade tão grande de comidas e produtos. É um ótimo lugar para aprender novas palavras e, também, conhecer um pouco mais sobre a culinária local. Imagine quantas coisas não são possíveis de aprender viajando por aí?

Cada ambiente e cada experiência vêm recheados de novas expressões e diferentes contextos para você aprender inglês e ir desenvolvendo sua fluência cada vez mais, enquanto explora novos lugares.

Dica extra: respeite seu processo

Se você se sentir inseguro ou com medo de viajar sem falar nada de inglês, saiba que na Worldpackers Academy você encontra cursos básicos de inglês para estudar em qualquer lugar do mundo, e pode começar aí na sua casa mesmo.

Por fim, lembre-se de ser gentil consigo mesmo e tenha paciência. Aprender um novo idioma pode ser exaustivo. Às vezes, dá dor de cabeça, os idiomas se misturam e parece que o cérebro vai fritar, mas tenha calma!

Todo mundo precisa de um tempo para se acostumar com mudanças e é natural que no começo você se sinta cansado, principalmente quando está imerso em um novo ambiente ouvindo inglês tempo inteiro. 

Portanto, seja paciente. Dê tempo ao tempo. E você vai perceber aos poucos como fazer voluntariado é uma das melhores opções de intercâmbio para aprender inglês na prática e ainda conhecer muito mais desse mundão. 

Sem falar em outros idiomas, né? Veja também nosso artigo sobre como é aprender italiano viajando pela Worldpackers. E no vídeo abaixo, você confere a experiência de aprender espanhol num intercâmbio de voluntariado:

Espero que tenha gostado das dicas! Se tiver dúvidas sobre essa forma de intercâmbio para aprender inglês, manda aí nos comentários. Te vejo na estrada! 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor





Más sobre el tema