Como planejar uma viagem: 7 dicas para tirar o seu sonho do papel

Quer descobrir como planejar uma viagem do zero? Muitos pensam que planejar uma viagem é trabalhoso e requer muito tempo, mas pode ser muito mais divertido do que parece!

6min

Como planejar uma viagem

Entender que planejar é igual a economizar ajuda muita gente a compreender a necessidade de racionalizar a viagem e focar nas prioridades do que deve ser planejado e do que não deve ser planejado. 

Você não precisa planejar tudo, somente as diretrizes gerais, para que você possa conhecer um local e ainda ter um tempo para descansar e se divertir sozinho ou com companhia.

É de extrema importância você ter consciência do estilo de viagem que você quer. É uma viagem para um só lugar ou quer conhecer várias cidades de alguma região? É uma viagem sozinho ou em grupo? É uma viagem com pouco dinheiro? Viagem curta ou longa? 

Se ainda não responde a todas as questões, vamos juntos deixar tudo claro para poder aproveitar cada dia de sua viagem. Separei 7 dicas para você planejar sua viagem de forma prática, venha conferir!

Você também pode aprender tudo sobre como planejar uma viagem dentro do próprio site da Worldpackers. Aproveite os cursos de planejamento da Worldpackers academy para começar a preparar sua viagem agora mesmo, com a primeira aula de cada curso gratuita, você já pode começar a sentir o gostinho de como se planejar financeiramente para viajar, aprender tudo sobre como comprar passagens aéreas, começar a estudar idiomas e montar o roteiro de viagem perfeito.

Como planejar uma viagem: 7 passos para tirar o seu sonho do papel


dicas de planejamento de viagem

1. Descobrir o propósito de sua viagem

O objetivo da viagem é essencial ser entendido, a partir desse passo o resto se torna fácil e rápido de ser planejado. 

O propósito da viagem está ligado com o que você espera dela, uma viagem mais aventureira, ou vai ser um ano sabático, vai ser algo para aprendizados pessoais? 

As respostas vão te nortear ao longo das pesquisas e desejos que vão aparecendo também, por isso é muito importante definir o que você pretende durante sua viagem para auxiliar o seu planejamento!

2. Tempo e dinheiro

Mais importante que saber o local que se quer viajar, é saber quanto tempo você tem para conhecer esse local. 

Existem destinos que têm uma extensão de atividades tão grande que desanima ir e ficar somente 3 dias, já tem aqueles que você fica 3 dias e conhece tudo!

Além disso,o orçamento que você irá investir está diretamente relacionado com o roteiro que irá planejar. Caso seja uma viagem de voluntariado, você irá precisar fazer um roteiro mais calmo durante os dias. Então é essencial estipular em seu planejamento de viagem um valor inicial que pensa em investir.

Os elementos principais que devem ser pensados para planejar a viagem é passagem e hospedagem, pois são os mais expensivos. 

Caso não queira gastar com hospedagem, existe a alternativa de voluntariar em um espaço de projeto ecológico, hostel, casa de famílias e outras várias vivências pela plataforma Worpackers, que proporciona esse intercâmbio de viajantes e anfitriões que precisam e apoio, tornando sua viagem mais viável e sustentável. 

Leia as dicas de nossos viajantes e descubra As 7 melhores dicas de como economizar dinheiro para viajar bastante e também 3 dicas para não extrapolar seu budget durante a viagem

Sou mochileira há quase um ano e me mantenho devido a esse estilo de viagem, que trabalho e passeio em cidades diferentes rotineiramente. O divertido de participar de uma vivência dessa é que sempre viajei como voluntária, criei laços afetivos que duram até hoje. 

É uma experiência única e de cunho transformador, pois você vivencia o lugar como se fosse ainda mais próximo da cultura, dos nativos, pois você trabalha no local e entende a realidade e singularidades do lugar em que você passa! 

Quer viajar como voluntário também?! Aproveite as vagas de voluntariado da Worldpackers e faça parte dessa comunidade de viajantes conscientes espalhados pelo mundo inteiro: 

3. Escolher o destino

Este é o passo mais complicado, não é mesmo? Queremos conhecer tantos lugares, tantas culturas, mas pense no destino que é mais viável a partir dos passos anteriores, dessa maneira você já saberá quais destinos são direcionados pro seu orçamente e duração que ficará no local.

Pesquise quais variações climáticas esse local tem na data que você deseja viajar, para evitar imprevistos que façam você ficar somente em um lugar!

Não menos importante, quando estiver se planejando, veja quais documentos precisará, se envolve visto ou passaporte, comprovante de vacinação, dentre outros documentos.

Confira mais dicas de como planejar uma viagem no blog da Worldpackers, leia também: 


como planejar uma viagem ao exterior

4. Buscar inspirações

Depois que você já identificou o estilo de sua viagem, é a hora da pesquisa de pessoas que trabalham publicando suas viagens e como as fazem! 

Pesquise um nômade digital que já foi para o local que você quer viajar e veja quais as dicas que ele deu! 

Os nômades digitais são fontes confiáveis de dicas mais econômicas, dos melhores passeios a serem feitos, até mesmo onde se alimentar bem e tirar mais proveito desse lugar.

Depois venha conhecer algumas dicas que dou diariamente em meu blog anenatrilha e descubra como viajar barato e divertidamente.

Não deixe de conferir nosso Checklist viagem: organize sua viagem para qualquer lugar do mundo 

5. Montar um roteiro de viagem

Se você busca como planejar uma viagem, montar um roteiro de viagem é essencial! Você não precisa ser extremamente pragmático e virginiano aqui, não precisa fazer uma tabela no excel e definir hora e local para todos os dias. 

Aqui basta você ter consciência dos locais que você almeja conhecer e quais horários este funcionam, qual valor de entrada e se é próximo ao local que você está. Sempre fiz meu planejamento dessa maneira e nunca me decepcionei!

É essencial deixar claro que seu itinerário deve ser flexível, com folga, pois você nunca sabe quando um Pôr do Sol vai te surpreender e pedir uma pausa!

Lembre-se que viajar é se descobrir internamente, conhecer outras pessoas, sensações, culturas; não é sobre seguir friamente ao seu roteiro. Assim, se organize, se prepare para imprevistos e seja flexível para quaisquer desvios que a vida der.

6. Fazer amizades com os moradores locais

Os melhores guias são os locais, eles conhecem aquela região na palma da mão. Faça amizade, se interesse pela senhora que observa o movimento pela janela e conheça ainda mais a cultura do local. 

Minha primeira viagem foi exatamente assim, conheci um morador e acabei levando-o comigo na mochila! Viajar como voluntário te permite essa conexão com a comunidade e com isso descobrir coisas que só os locais podem te apresentar!


como planejar uma viagem de um ano 

7. Aproveitar o máximo

Você só está viajando para aproveitar o melhor que a vida tem. Então descanse, dance, pule, chore e se joga nessa aventura que é viajar! 

Se você já está sabendo de todas essas dicas de como planejar uma viagem, você conseguirá se planejar de maneira fluida e divertida! 

Planejar uma viagem é como materializar um sonho, então que seja um lindo processo de revolução interna! Continue viajando e planejando sua viagem para qualquer lugar do mundo com a Worldpackers, leia mais em nossos artigos: 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author





More about this topic