Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que fazer em Cabo Frio: guia completo com as melhores praias

Descubra o que fazer em Cabo Frio, RJ: um paraíso repleto de atrativos naturais e culturais, águas cristalinas, gastronomia e muitas opções de lazer.

7min

O que fazer em Cabo Frio

Que o Rio de Janeiro é um Estado fantástico para se conhecer todos nós já sabemos, mas hoje vou falar de um lugar específico: Cabo Frio. Essa cidade localizada na deslumbrante Região dos Lagos possui uma estrutura completa para receber muito bem seus turistas. Mas o que fazer em Cabo Frio?

De praias tranquilas a agitadas, famosas pela areia branca e fina e pelo mar azul e cristalino, a cidade tem opções para todos os gostos. Umas das cidades mais antigas do Brasil, Cabo Frio também tem boa oferta de turismo cultural.

Como chegar em Cabo Frio

A cidade fica localizada entre Búzios e Arraial do Cabo e a cerca de 150 km da capital Rio de Janeiro e o jeito mais fácil de chegar em Cabo Frio lá é por algum dos aeroportos do Rio, e então seguir viagem de carro ou ônibus. 

A Viação 1001 faz a rota de ônibus do Rio de Janeiro até Cabo Frio. Também é possível ir com motoristas de aplicativos, transfer ou caronas pagas, como BlaBlaCar, que costumam sair diariamente.

A cidade possui um aeroporto, mas os voos para lá saem apenas de Belo Horizonte.

Quando ir a Cabo Frio

Os melhores meses para visitar Cabo Frio são abril e maio. Nesse período o mar estará mais azul e cristalino e a água menos gelada - afinal, essa região também é conhecida pela água fria. O mês mais chuvoso é dezembro.

De janeiro a março a cidade costuma ficar bem cheia devido à alta temporada. Se você não curte lotação, melhor marcar sua viagem para outra época.

O que fazer em Cabo Frio, Rio de Janeiro

A seguir, veremos algumas das melhores dicas de o que fazer em Cabo Frio. E no fim deste artigo vou contar um pouco da minha experiência vivendo nesse paraíso durante 15 dias sem pagar por acomodação, voluntariando com a Worldpackers. Ficou curioso? Dê uma olhada no vídeo abaixo e entenda como funciona:

Bairro da Passagem

Bairro histórico, o Bairro da Passagem é uma ótima opção para se hospedar em Cabo Frio. Ele tem ótima localização, ao lado do Canal de Itajurú e perto da praia do forte, com construções históricas, ruas de pedras e boa estrutura para receber turistas. 

No bairro vale a pena conhecer o Beco do Príncipe e a Igreja de São Benedito, além do famoso polo gastronômico, com opções para todos os gostos.



Praia do Forte

A principal praia de Cabo Frio, Praia do Forte, é a mais próxima do centro, por isso é também a mais movimentada. Ideal para famílias, ela tem uma ótima estrutura turística com barracas, restaurantes e até lojas. 

Com cerca de 7km de extensão, não falta espaço para caminhar à beira-mar e relaxar. Se você curte assistir o nascer do sol, encontrou um lugar maravilhoso! O fim de tarde também deixa o céu com cores lindas.



Forte de São Mateus

O Forte de São Mateus fica no canto esquerdo da Praia do Forte. Além de ser um patrimônio histórico preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ele tem uma vista linda, então vale muito a pena a visita. É uma das minhas opções preferidas de o que fazer em Cabo Frio.

De lá de cima consegui ver tartarugas - quem sabe você também tenha essa sorte! Importante mencionar que o lugar é pouco acessível para pessoas com baixa mobilidade.



Praia das Conchas e Praia do Peró

Duas praias que você precisa adicionar ao seu roteiro em Cabo Frio: Praia das Conchas e Praia do Peró. Ambas belíssimas, elas são vizinhas, então você pode ir nas duas no mesmo dia. 

O estacionamento é particular e custa cerca de R$25. Se você for a pé, a entrada é gratuita, ambas as praias contam com estrutura turística com bares e restaurantes.

A Praia das Conchas, uma das mais lindas de Cabo Frio, está situada entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador. A extensão de areia é pequena, mas conta com quiosques e restaurantes. Excelente para mergulho.



A Praia do Peró já foi eleita a praia mais limpa do Rio de Janeiro e atualmente possui bandeira azul, certificado internacional de qualidade ambiental. A praia de águas azuis e tranquilas tem uma longa extensão e estrutura turística.

Trilha Morro do Vigia

A trilha do Morro do Vigia é uma das melhores opções de o que fazer em Cabo Frio. Com uma vista incrível e panorâmica das praias do Peró e das Conchas, ela tem uma extensão de 860m e é considerada de nível moderado devido às áreas de penhascos e desníveis. A trilha é bem sinalizada e conta com QR Codes com informações.



Do lado da praia das conchas há uma formação de piscinas naturais que formam uma paisagem belíssima com o mar de fundo. Nesta área é preciso ter cuidado, visto que as pedras podem estar escorregadias. 

Em algumas épocas do ano também é preciso cuidado com os fortes ventos — a precaução é sempre recomendada em qualquer trilha.

O acesso à entrada da trilha pode ser feito pela Praia do Peró, em cerca de 10 minutos de caminhada para direita, ou pela Praia das Conchas, em direção à esquerda. É fácil visualizar o morro assim que chegar nas praias.

Morro da Guia

Se você quer ter uma vista panorâmica da cidade e ainda contemplar um pôr do sol inesquecível, aqui vai uma dica: acrescente o Morro da Guia ao seu roteiro em Cabo Frio.



O acesso se dá através de uma escadaria (ou ladeira), então conte uma subida de poucos minutos. Do alto do morro você tem uma vista privilegiada da cidade. Além disso, lá em cima está a Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida em 1740.

Reza a lenda que a imagem da santa ficava em outro lugar, mas desaparecia e a aparecia no Morro do Guia, por isso a capela foi construída para ela. Você acredita? Verdade ou não, vale a pena conhecer e tirar muitas fotos no local.



Ilha do Japonês

Ilha do Japonês é uma ilha bem pequena pertinho do centro. Famosa pelas águas cristalinas, é ótima para a prática de stand up paddle. Por ser pequena, em alta temporada costuma ficar bem cheia, então vale a pena ir bem cedo ou durante a semana. 

Pequenas embarcações fazem a travessia para lá diariamente a partir do bairro da Passagem. A outra opção é ir de carro até o estacionamento perto da ilha no bairro da Ogiva e fazer a travessia a pé, se a maré estiver baixa.

Se for ficar bastante tempo, leve seu lanche e água, pois na ilha não há estrutura de barracas.

Praia das Dunas

A Praia das Dunas é uma das praias de Cabo Frio mais recomendadas para quem quer tranquilidade. Ela tem dunas lindas, areia branca, mar azul e cristalino e pouca estrutura turística. A dica é levar o seu lanche e o seu guarda-sol. Outra opção incrível para curtir um pôr do sol.



Praia do Foguete

A praia do Foguete é ideal para quem curte tranquilidade longe de aglomerações. Linda, mas com mar agitado, é boa para a prática de esportes aquáticos como kitesurf e surf.

Canal Itajurú

O Canal Itajurú corta a cidade de Cabo Frio e liga a lagoa de Araruama ao oceano, no canto esquerdo da Praia do Forte, ao lado do Bairro da Passagem. Fica perto de bares e restaurantes, é ótimo para fotos e super tranquilo para caminhar à noite.

Quer esticar a viagem pelo Rio de Janeiro? Inspire-se com estes artigos:

Praia do Siqueira

A principal atração da Praia do Siqueira é o pôr do sol, então aproveite para ir lá no fim da tarde. A cerca de 5km do centro de Cabo Frio está a Praia da Lagoa de Araruama. No local há uma praça com alguns quiosques.



Mais trilhas em Cabo Frio

Para os amantes de trilhas e aventureiros de plantão, Cabo Frio conta com a Transcabofrio. Ao todo, serão cerca de 54 km de trilha divididos em 7 trechos que percorrem belíssimas praias, dunas, áreas de preservação e monumentos culturais. Nem todos os trechos estão liberados até o momento, mas você pode trilhar com segurança e boa sinalização por alguns deles.

O que fazer à noite em Cabo Frio

À noite em Cabo Frio você pode curtir os barzinhos e restaurantes com opções gastronômicas para todos os gostos no tradicional Bairro da Passagem. Nessa região é fácil encontrar música ao vivo e ótimos ambientes.

Outra opção, mais barata inclusive, são os bares e restaurantes da Rua Porto Alegre. E se você curte a calmaria à beira-mar, para caminhar ou praticar esportes, a Praia do Forte é o lugar ideal.



Caso ainda tenha tempo, você pode adicionar ao seu roteiro em Cabo Frio a Praia Brava e a Ilha dos Papagaios. A Rua dos Biquínis também é um local bem conhecido e visitado em Cabo Frio, com moda praia para os todos os gostos e bolsos. 

Além disso, aproveite para conhecer o resto da Região dos Lagos. Como Cabo Frio está entre Arraial do Cabo e Búzios, é fácil e barato ir de uma cidade a outra. 

Minha experiência voluntariando em Cabo Frio

Eu passei 15 dias em Cabo Frio e conheci tudo isso que menciono aqui no artigo gastando quase nada, porque fui voluntária através da Worldpackers

Essa plataforma conecta viajantes com anfitriões por todo o Brasil e pelo mundo, permitindo a troca de habilidades por hospedagem, refeição, passeios e outros benefícios. 

Minha experiência por lá foi inesquecível. Se você pretende passar mais tempo em Cabo Frio e aproveitar tudo que essa cidade incrível tem a oferecer, fazer um voluntariado pode ser uma ótima ideia! 

Existem vagas muito legais de voluntariado em Cabo Frio. Olha só alguns exemplos:

E aí, curtiu essas opções de o que fazer em Cabo Frio? Ficou com alguma dúvida? Conta aí nos comentários!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic