Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

6 ONGs de animais ao redor do mundo: Viva um voluntariado com animais

Que tal ajudar a causa animal enquanto viaja? Conheça as TOP 6 ONGs de animais para voluntariar e veja tudo que você precisa saber antes de viver essa experiência.

8min

ongs de animais

A pandemia nos obrigou a pensar em formas diferentes de viajar, mais conscientes, além de nos fazer refletir sobre nossa sociedade e valores. 

Para muitos, essa reflexão despertou a vontade de ajudar uns aos outros, resgatando nosso espírito de comunidade.

Se você também sentiu esse chamado, te convido a conhecer uma forma de viajar enquanto ajuda quem precisa, voluntariando em ONGs e projetos que resgatam e cuidam de animais. Passar um tempo em meio à natureza e aos animais pode ser revigorante e transformador.

Por que fazer trabalho voluntário em ONGs de animais?

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), estima-se que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil.

Além de todo o sofrimento para os bichinhos, o abandono é também uma questão de saúde pública, pois cães e gatos de rua podem transmitir zoonoses como raiva e leishmaniose, entre outras doenças.

Podemos ajudar os animais de diversas formas: evitando experiências com maus tratos contra animais enquanto viajamos; financeiramente com doações; apadrinhando um bichinho; divulgando o trabalho das organizações que se dedicam a esse cuidado; ou com seu tempo e dedicação, voluntariando em prol da causa. 

Na Worldpackers existem diversas ONGs de animais no mundo todo, entre abrigos e projetos sociais, todas com trabalhos sérios e verificados pela plataforma. 

E se o que você busca é um voluntariado na natureza, seja com bichinhos ou não, também é possível contribuir com diversos projetos ecológicos, desde ações de limpezas de praias a trabalhos com permacultura e bioconstrução ou agroecologia. 

Você pode vivenciar essas experiências através do programa de voluntariado, que consiste em uma troca mútua em que você oferece seu tempo e trabalho em troca de hospedagem e outros benefícios.



Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber antes de procurar sua vaga de trabalho voluntário com animais e conhecer as 6 melhores ONGs de animais da plataforma. 

Onde encontrar trabalho voluntário com animais

Existem muitos projetos e ONGs voltados para o cuidado com animais, mas nem sempre é fácil conseguir um voluntariado nessas organizações. Por se tratar de um trabalho sério e delicado, esses lugares precisam de bastante segurança ao selecionar uma pessoa para voluntariar.

É aí que entra a Worldpackers: a plataforma funciona como um intermediário entre pessoas interessadas em colaborar e as ONGs de animais que precisam de ajuda. No site, o anfitrião pode ver seu perfil e avaliações e você pode ver as informações do anfitrião e da vaga, proporcionando uma troca segura para ambos.

Na plataforma você encontra diversas vagas, com diferentes tipos de projetos e em vários destinos. Você pode ficar por semanas ou até meses nesses voluntariados, trocando seu trabalho por estadia. 

Em alguns casos, os anfitriões também disponibilizam outros benefícios como refeições, lavanderia e passeios. Sem falar na vivência na natureza e no contato com a comunidade local, numa experiência muito diferente de quem passa pelo destino rapidamente como turista.

Usando os filtros da plataforma você pode visualizar apenas as vagas em ONGs e também selecionar a habilidade “Cuidado com animais”. Assim, você encontra vagas de voluntariado com animais no mundo todo. 

Leia também: 

Dicas para quem quer voluntariar numa ONG de animais

O trabalho do voluntário em uma ONG de animais geralmente consiste em cuidados como alimentar, dar banho, levar para passear, limpar canis e utensílios e participar do processo de adoção e socialização.

Além do voluntariado com animais domésticos, como cães e gatos, você encontra também projetos e santuários voltados para o cuidado de animais selvagens e de fazendas.

Antes de dar dicas de ótimas ONGs que procuram voluntários para cuidar de animais, vamos falar sobre alguns pontos importantes que você deve entender antes de viver uma experiência desse tipo.



Além de amar animais, é preciso ter disposição

Para trabalhar ou voluntariar com animais, não basta o amor pelos bichinhos. Os projetos de voluntariado em ONGs de animais requerem uma enorme responsabilidade. 

Por isso, você deve estar aberto para aprender novas habilidades e preparado para o trabalho duro e para sujar as mãos. Lembre-se: o trabalho com animais envolve pelos, cheiros, penas, barulhos... faz parte! 

Nem sempre você vai trabalhar diretamente com os bichinhos

A rotina do voluntariado com animais pode ser bem diversificada. Cuidar dos bichos também envolve cuidar do espaço deles através da manutenção, limpeza e jardinagem do local, entre outras tarefas.

Produzir conteúdo para mídias sociais e outras atividades de divulgação do projeto também são possíveis demandas dos anfitriões. Um exemplo é esse relato de voluntariado em um projeto que resgata gatinhos abandonados

É importante acreditar no propósito do local

O voluntariado é, sim, uma opção para economizar em sua viagem. No entanto, para trabalhar em projetos como os de ONGs de animais é necessário estar alinhado com os propósitos do local, para que o trabalho faça sentido para você

Antes de aplicar para a vaga, leia com atenção a descrição daquela oportunidade na plataforma Worldpackers e pesquise sobre a organização. Também vale a pena entrar em contato com pessoas que já passaram por lá e tirar dúvidas com os anfitriões.

Muitas vezes não é necessário ter experiência prévia

Na maioria das vagas de voluntariado disponíveis na Worldpackers, não é necessário que você tenha experiência anterior de trabalho com animais nem formação na área.

É necessário apenas que você tenha vontade de ajudar e esteja aberto para aprender na prática as habilidades necessárias para as atividades do dia a dia. 



Mas é essencial ter responsabilidade e cuidado

Mesmo sem experiência voluntariando com animais, você deve encarar essa oportunidade com muita seriedade. 

Trabalhar em ONGs e projetos sociais pode exigir um preparo psicológico, pois pode haver animais doentes, machucados, traumatizados... e o contato com eles exige muito cuidado e atenção. Sempre respeite os procedimentos e regras do local, para a segurança de todos.

Vá além do voluntariado

Conhecer a história do local, os funcionários e tudo que envolve o funcionamento de onde escolheu voluntariar enriquecerá ainda mais sua experiência, além de trazer muitos aprendizados.

E mesmo depois de terminar seu voluntariado, você pode continuar ajudando, por meio da divulgação da ONG e dos projetos em redes sociais, por exemplo. 

Está buscando uma experiência de viagem para ficar em contato com a natureza? Confira também nossos artigos sobre como voluntariar numa ecovila, 9 lugares de conexão com a natureza no Brasil e este relato 9 coisas que aprendi ao morar na natureza.

TOP 6 ONGs de animais para voluntariar 

Agora que você sabe como é voluntariar numa ONG de animais, dê uma olhada nessas vagas que selecionamos para você começar a planejar seu voluntariado:

1. Alma Viralata, Ubatuba 

Ajudar cãezinhos abandonados e ainda curtir as praias e cachoeiras mais bonitas do litoral de São Paulo: parece um sonho, não é? Mas é possível! 

A Alma Viralata é uma ONG que resgata e cuida de cães abandonados em Ubatuba (SP). Eles precisam de ajuda para limpar canis, alimentar e manter a higiene dos cães e manter a casa de voluntários limpa. Em troca, você recebe alojamento com Wi-Fi e uma vivência inesquecível.

Quer saber mais sobre essa experiência de trabalho voluntário com animais em São Paulo? Confira o vídeo de Aline, que voluntariou nesta ONG de animais e compartilhou dicas preciosas:

2. Simabô, Cabo Verde

Já pensou em morar em uma ilha em Cabo Verde enquanto cuida de bichinhos? Na Simabô, ONG que cuida de cães e gatos abandonados em Mindelo, os voluntários são responsáveis por brincar, levar para passear e dar carinho para os animais. Um sonho de trabalho!

"A experiência na Simabô foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Além de realizar um sonho vivendo em oura cultura, pude realizar um trabalho incrível em um lugar maravilhoso e com pessoas muito humanas. A escolha da ONG não poderia ter sido melhor. Fui muito bem recepcionada e o trabalho em si é enriquecedor", disse a viajante Worldpacker Danielle. 

3. Allqo Llaqta, Peru

Esse centro de resgate de cães de rua no Vale Sagrado do Incas, no Peru, precisa de voluntários para as operações diárias como passeios, conscientização da população local e término da construção. Saiba mais conferindo a página desta ONG de animais na plataforma Worldpackers.

Olha só o depoimento da voluntária Alice, que passou um tempo lá através da Worldpackers: "Uma experiência incrível!! Todos os voluntários são maravilhosos, nos tornamos uma família e dividimos as tarefas de forma tranquila! Os cachorros são lindos, muito amáveis e adoram receber carinhos! Realizamos tarefas relacionadas ao cuidado dos cachorros e manutenção do refúgio, tudo em equipe! Fabrizio tem uma energia incrível e muito amor pelos cachorros, o que torna tudo mais leve! Uma experiência linda que super indico :)"



4. Otra Cosa, Peru

A Otra Cosa é um projeto social em Huanchaco, no Peru, que está à procura de pessoas que gostem de animais e desejam ter um impacto positivo no mundo. 

Essa oportunidade de voluntariado com animais é voltada para cuidar de cães resgatados, participando de cuidados diários como alimentar, levar para passear e participar do processo de encontrar adotantes. Uma ótima chance de ter um impacto social enquanto conhece outra cultura.

O anfitrião aceita casais e duplas de voluntários e oferece vários benefícios além da hospedagem, como carona na chegada, passeios, atividades e certificado.

5. Santuário SABIA, Equador

Que tal aprender espanhol enquanto cuida de doguinhos em Latacunga, no Equador? Essa ONG de animais no Equador abriga mais de 100 cachorros resgatados e precisa de voluntários para alimentar e passear com os animais, em troca de estadia em uma fazenda ao lado de um dos maiores vulcões do mundo, o Cotopaxi. 

Esse é um "Top anfitrião" da Worldpackers, ou seja, um dos projetos mais bem avaliados pelos voluntários. Os voluntários têm direito a hospedagem, café da manhã, uso de uma cozinha equipada e certificado, além de dois dias livres por semana. 

O projeto fica numa área rural com lindas vistas e uma área ótima para correr, andar de bicicleta ou a cavalo e simplesmente curtir a natureza e o contato com os cães.

6. Pucón, Chile

Quer conhecer a charmosa cidade de Pucón, na Região dos Lagos no Chile, enquanto cuida de simpáticos cavalos? Confira esse voluntariado com cavalos na organização Kodkod. 

O lugar é lindo e a experiência permite muito contato com a natureza, como contou a voluntária Gabi num artigo sobre sua experiência neste projeto ecológico no Chile.



Curtiu as dicas? Agora que você conhece essa forma de voluntariar, é só pesquisar na plataforma da Worldpackers por vagas de voluntariado com animais e se preparar!

E para ter mais chances de conseguir a oportunidade que deseja, veja também nossas aulas gratuitas sobre como ser um bom voluntário Worldpackers.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author



More about this topic