Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que fazer em Paranapiacaba, vila histórica perto de São Paulo

Confira o que fazer em Paranapiacaba, distrito de Santo André (SP): história, comidas típicas, clima gostoso e belas cachoeiras para você se conectar com a natureza

6min

Paranapiacaba o que fazer

Sabe aqueles dias em que você tudo que você quer é encontrar um refúgio rodeado de natureza sem precisar ir muito longe? Paranapiacaba é um desses! Perto de São Paulo e perfeita para um bate e volta, essa vila histórica guarda vários encantos, com atrações ótimas para o verão e um festival de inverno muito legal. Neste artigo, você vai descobrir o que fazer em Paranabiacaba, em Santo André: um destino para se aproveitar o ano inteiro. 

A história de Paranapiacaba

De origem indígena, o nome Paranapiacaba significa “de onde se vê o mar”. A vila surgiu em meados do século XIV a partir de um acampamento para funcionários da São Paulo Railway Company que trabalhavam na construção da ferrovia. 

Com a inauguração da ferrovia, a empresa percebeu a necessidade de manter os trabalhadores por perto para realizarem a manutenção e garantir o funcionamento dos trilhos. Assim, a pequena vila foi ganhando mais estrutura, até que em 1945 passou a ser chamada de Paranapiacaba e integrou a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, muito importante na época.

Mais tarde, o sistema acabou sendo desativado e muitas famílias abandonaram a vila por falta de infraestrutura ou empregos. Com o tempo, a região passou a atrair turistas.

Apesar de não estar integrada de fato ao território de Santo André, Paranapiacaba passou a ser administrada pela cidade em 2001. A vila faz parte do programa de Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2000.

Quer outras opções para fugir do agito da cidade grande? Leia também:

A vila de Paranapiacaba

A Vila de Paranapicaba possui um charme britânico. Seu marco é o relógio localizado na estação, que é parecido com o da Estação da Luz, em São Paulo, e carinhosamente apelidado de Big Ben em referência ao famoso relógio de Londres. 

 A região inicialmente possuía bastante influência europeia, principalmente por boa parte dos funcionários ser de origem inglesa.



A linha de trem separa a Parte Alta da Parte Baixa de Paranapiacaba, sendo a Alta considerada a "vila dos aposentados" e a Parte Baixa o ponto principal dos moradores que trabalhavam nos trilhos. Apesar de muita gente ter saído da cidade com o fechamento da ferrovia, hoje em dia Paranapiacaba tem grande importância cultural, histórica e ambiental.

O clima de Paranapiacaba também tem um "charme europeu", com temperaturas amenas e ar úmido. Quase todos os dias uma neblina encobre o cenário de casas e árvores da pequena vila no fim da tarde, deixando-a ainda mais charmosa. 

Existe até uma lenda sobre a névoa. Se você curte esse tipo de história mística, vale a pena parar para conversar com os moradores e conhecê-la. 

Só pela atmosfera, Paranapiacaba já merece sua visita! Sem falar que viajar para perto de casa é uma ótima escolha para quem busca ser um viajante mais sustentável. E como você vai descobrir a seguir, existe muito o que fazer em Paranapiacaba.

Vai viajar para a capital? Confira esses artigos sobre os melhores lugares para ir em São Paulo:

O que fazer em Paranapiacaba

Festival de Inverno de Paranapiacaba

O passeio à vila é um dos meus favoritos no inverno. Desde 2001, todos os anos no mês de julho ocorre um festival de Inverno em Paranapiacaba com muitas atrações musicais, teatro, museus e artesanato.

Vem gente de várias partes para prestigiar os artistas e experimentar as delícias feitas de cambuci, uma fruta bastante típica na região que pode ser transformada em suco, pinga, sorvete, geleia, patê e mais. 

Para além da comida, também existem diversas opções de roupas, acessórios e artesanatos feitos pelos moradores. É uma ótima época para explorar a cidade e entrar em contato com a comunidade local.

Ah, vale ressaltar que o frio lá em Paranapiacaba é frio mesmo. Apesar da média ser em torno 14ºC, a sensação térmica pode ficar abaixo dos 10ºC por conta da neblina e umidade.



Trilhas e cachoeiras 

Se você não curte muito o inverno e temperaturas baixas, não se preocupe: a vila de Paranapiacaba tem opções de turismo para todos os gostos. No verão, você pode aproveitar as trilhas para as diversas cachoeiras e mirantes da região. 

As mais conhecidas são Cachoeira da Fumaça, Cachoeirinha Escondida, Trilha do Poço Formoso e o Parque das Nascentes, que abriga um lindo mirante de onde é possível ver a cidade de Cubatão.

As trilhas possuem diferentes níveis, desde as mais fáceis e adequadas para iniciantes até as que requerem maior preparo físico. É possível que você encontre  pessoas que fazem as trilhas por conta própria, mas isso não é recomendável. 

Basta parar para conversar por dois minutos com alguém na vila e você vai ouvir alguma história sobre alguém que entrou sozinho na mata e ficou lá perdido, esperando o resgate. Sendo assim, por mais tentador que seja, somente faça as trilhas com alguém que realmente conhece o lugar.

Além de conhecer um lugar bacana, rodeado de natureza e boas vibrações, com um guia turístico você aprende mais sobre a cultura e a história do local. A maioria dos guias é de Paranapiacaba mesmo, o que proporciona uma viagem mais imersiva.

Se quiser viajar gastando pouco e fazendo uma imersão profunda na cultura local, conheça o intercâmbio de trabalho por hospedagem da Worldpackers e confira as vagas de voluntariado em São Paulo.

Pontos turísticos de Paranapiacaba

Não gosta de trilhas, ou quer fazer outros passeios para variar? Sem problemas! Na vila também existem diversas opções de museus e pontos turísticos que rendem boas fotos. Olha só essa lista de o que fazer em Paranapiacaba:

  • Museu Tecnológico Ferroviário Funicular
  • Castelinho: a casa do engenheiro-chefe, toda construída em arquitetura vitoriana
  • Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo: possui uma exposição sobre a formação da vila
  • Parque Nacional das Nascentes
  • Mercadão: onde você encontra diversos aperitivos tradicionais de Paranabiacaba
  • Casa Fox: antiga casa de operários toda preservada com o estilo da época


Como chegar em Paranapiacaba

Existem duas formas mais confortáveis de chegar em Paranapiacaba saindo de São Paulo e arredores, e uma mais aventureira. As opções são:

  • Carro (particular, alugado, Uber ou carona)
  • Trem expresso turístico
  • Transporte público

Chegar de carro até Paranapiacaba é fácil. É possível entrar na vila e estacionar por lá sem problemas, mas se for de Uber é melhor descer na parte Alta, bem em frente à Igreja Bom Jesus, e de lá ir até a parte Baixa.

O Expresso Turístico também é uma ótima opção para quem prefere conforto e comodidade, mas é preciso acessar o site da CPTM e conferir os dias e horários, pois esse trem não sai todo dia. 

Ele costuma funcionar somente aos domingos e possui dois pontos de partida: a Estação da Luz e a Estação Prefeito Celso Daniel em Santo André. Os valores podem sofrer alterações, mas custam em torno de R$ 50.

Se você gosta de aventura e não tem pressa para chegar, o transporte público pode ser uma ótima opção. Para quem sai de São Paulo, a melhor forma de chegar em Paranapiacaba é pegar o trem na estação Brás até a estação de Rio Grande da Serra e de lá, pegar a linha de ônibus 424 que vai até a parte alta de Paranapiacaba. 

O trajeto tem cerca de 1h30 de duração, mas pode variar de acordo com a disponibilidade de ônibus. No geral, as linhas intermunicipais podem demorar bastante, principalmente aos domingos.



Apesar de pequena, a vila é realmente bastante versátil e eu amo ir lá de vez em quando, nem que seja só para passear pela cidade. O festival de inverno de Paranapiacaba é um dos meus eventos favoritos! 

Sem falar nas belezas naturais. Quer melhor fuga para o estresse de São Paulo do que curtir uma trilha e ainda se banhar nas cachoeiras de Paranapiacaba? 

Seja perto ou longe de casa, é hora de parar de adiar seus sonhos e viajar. Espero que essas dicas tenham te inspirado a curtir alguns dias num lugar novo!

Comenta aí: você sabia que tem tanto o que fazer em Paranapiacaba? Tem outras dicas de passeios por lá?



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author

More about this topic