¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Como fazer um mochilão: guia completo e dicas para economizar

Guia completo de como fazer um mochilão: veja o passo a passo do planejamento e várias dicas para tirar sua viagem do papel gastando pouco.

19min

Como fazer um mochilão

Cada vez mais pessoas estão aderindo a uma viagem de mochilão por vários motivos. Seja para ter a experiência de viver de forma mais simples conhecendo outras culturas, para fazer uma viagem de baixo custo, para ter um período sabático ou simplesmente por motivo de férias. 

O principal objetivo de um mochilão é ter uma verdadeira imersão na cultura local, viajando de forma simples e barata e levando somente o essencial. 

Neste artigo você vai descobrir como fazer um mochilão, com as melhores dicas de viagem que aprendi depois de anos mochilando pelo mundo e trocando experiências com outros viajantes.

Leia também: 

Como fazer um mochilão: tipos de viagens

Antes de explicar o passo a passo para fazer um mochilão, vou começar falando sobre as várias formas de mochilões. Para saber como viabilizar sua viagem, antes você precisa definir qual o seu tipo de mochilão

Veja abaixo os principais e pense em qual deles você se encaixa.

Mochilão de curto prazo nas férias

Geralmente esse tipo de viagem é feito em período de férias de trabalho. Esse tipo de viajante guarda dinheiro por um tempo e durante as férias põe a mochila nas costas e cai na estrada por um curto período, normalmente até um mês.

Período sabático 

Com cada vez mais adeptos, um período sabático é um tempo que as pessoas tiram para sair de sua rotina e do trabalho para viver novas experiências, viajando e conhecendo outros lugares. 

Em geral, um sabático tem duração aproximada de 1 ano, mas claro que pode variar. Para muitos se trata de um sonho saindo do papel ou até mesmo um marco na vida, uma forma de autodescoberta

É possível passar o período sabático na sua própria cidade ou viajando de outras formas, mas é comum que as pessoas escolham fazer um mochilão. Afinal, fica mais acessível fazer uma viagem longa se ela for de baixo custo.

Já falamos aqui sobre o que você precisa saber antes de um período sabático. Veja algumas formas de viabilizar essa experiência:

  • Viajantes que já têm dinheiro: tem gente que já tem o dinheiro necessário para a viagem guardado e decide dar um tempo para viajar. Nesse caso, basta se planejar e cair na estrada.
  • Guardar dinheiro durante um tempo para fazer a viagem: para quem não tem uma grana já investida, mas tem uma renda, uma opção é cortar gastos e levantar grana antes da viagem. Muitos optam em vender produtos ou procurar bicos e freelas para ter uma segunda renda e conseguir mais dinheiro para o mochilão.
  • Desapegar de tudo que não precisa mais: você já abriu seu armário e tirou tudo que não usa mais? E aqueles eletrônicos que não são realmente essenciais, ou mesmo seu carro? Vender coisas de que você não precisa muito é uma ótima forma de juntar grana para o seu mochilão.
  • Trabalhar enquanto viaja: não conseguiu grana suficiente antes de cair na estrada? Você pode trabalhar durante seu mochilão. Muita gente vai buscando bicos em cada destino, principalmente em lugares turísticos em alta temporada, em lugares como restaurantes, bares, centros de mergulho, hostels, estações de ski etc. Você também pode vender algo de produção própria, como artesanato ou comidinhas. Outra opção é trabalhar remotamente, dependendo só da internet, como fazem os nômades digitais - vou falar mais sobre isso a seguir!

  • Voluntariar durante a viagem: outra forma de viabilizar uma viagem de mochilão é voluntariando durante a viagem em troca de hospedagem e outros benefícios, como alimentação, passeios, uso de bicicletas etc. Viajando dessa forma você reduz muito seus custos de viagem e ainda consegue ter uma imersão cultural muito bacana, que traz mais valor à sua viagem. Com esse modo de viagem, que você encontra na plataforma Worldpackers, também é possível treinar idiomas, ter novas experiências e interagir com gente de todos os cantos do mundo. Eu viajo muito assim e adoro!

Nomadismo digital

Se você pensa em fazer um mochilão sem data para acabar, uma boa opção é mudar seu estilo de vida e se tornar um nômade digital. Isso está cada vez mais fácil, principalmente com o aumento de trabalhos remotos. 

Para se tornar um nômade e viver viajando num mochilão sem data para acabar você precisa pensar em como se manter financeiramente. Veja algumas possibilidades:

  • Trabalhar como freelancer para plataformas online nas mais diversas áreas
  • Procurar emprego com alguma empresa que trabalhe de forma 100% remota
  • Construir autoridade produzindo conteúdo para redes sociais, YouTube ou blog e monetizar esse trabalho através de publicidade ou programas de afiliados
  • Vender infoprodutos, como e-books e cursos online

Para saber mais sobre como viver viajando enquanto nômade digital, confira a Worldpackers Academy, plataforma de cursos promovidos por viajantes experientes. Leia também nosso artigo Nomadismo digital: essa vida é para você?


foto durante mochilão

Como fazer um mochilão: começando o planejamento

Vamos, então, à parte prática: como fazer um mochilão? Mas antes de conferir as dicas que compartilho a seguir, sugiro você refletir sobre por que quer fazer um mochilão. 

Em vez de agir por impulso, vale a pena pensar nas suas motivações. Ter clareza sobre elas vai ser muito útil para tomar decisões antes e durante a viagem, além de servir de estímulo quando aparecerem os inevitáveis perrengues. 

Já refletiu? Então vamos falar sobre como planejar uma viagem de mochila pelo Brasil ou pelo mundo. Seguindo as dicas a seguir, você vai ver como planejar um mochilão e estará no caminho certo para fazer sua viagem sair do papel.

Definindo o destino: como montar seu roteiro de mochilão

Montar o roteiro de viagem talvez seja a parte mais difícil do planejamento de um mochilão. Afinal, as possibilidades de destinos e itinerários são inúmeras. Há alguns fatores que podem ser pontos decisivos na escolha do seu destino, tais como:

  • Custo do país que você quer visitar: é muito importante você levantar os custos dos lugares para onde pretende viajar, para não ter surpresas negativas. Há sites especializados em informar uma média de custos por destino, como o Quanto Custa Viajar, além dos blogs que viagens, que são importantíssimos para conseguir esse tipo de informação.

    Converse também com mochileiros que já foram para o destino que você tem em mente. Na Worldpackers é possível mandar mensagens para viajantes que fizeram mochilão usando a plataforma e trocar ideia sobre custos. Lembrando, é claro, que cada pessoa tem seu padrão de gastos e que os valores podem mudar com o tempo.
  • Melhor época para viajar e sua disponibilidade de tempo: depois de avaliar o custo e ver se cabe no seu bolso, veja quais destinos têm clima bom no período da sua viagem. Veja também se o destino é rota de furações, monções (época de chuvas muito fortes na Ásia) ou outros eventos naturais que possam interferir na sua viagem. Caso você já tenha seu destino dos sonhos, pode moldar a viagem para ir numa época em que o clima seja agradável por lá.
  • Deslocamentos: faça uma sequência logisticamente boa para sua rota. Não fique indo de um lado a outro gastando dinheiro à toa. Economizar em deslocamento significa mais tempo e dinheiro disponíveis para seu mochilão. 

Tente conciliar todos os pontos acima e junto com o próximo item, muito importante também: a documentação necessária para fazer um mochilão.

Documentação para fazer um mochilão

Supondo que o custo do país cabe no seu bolso e o período que você tem disponível para fazer um mochilão coincide com uma boa época para visitar o local, outro ponto crucial é a documentação que esse lugar exige para os viajantes. 

Por exemplo: se você quer ir aos Estados Unidos e não tiver o visto americano, nem tempo hábil ou grana para solicitar um, isso será um impeditivo. 

De forma geral, os principais documentos aos quais você precisa se atentar são os seguintes:

  • Passaporte: para ingressar na maioria dos países você precisará de passaporte. Porém saiba que muitos países da América do Sul não exigem passaporte para nós brasileiros, sendo possível entrar apenas com seu RG emitido há menos de 10 anos. Em todo caso, já explicamos aqui como tirar o passaporte pela primeira vez.
  • Visto: veja também a necessidade de visto para o destino que quer visitar. A boa notícia para os brasileiros é que o nosso passaporte é um dos mais fortes do mundo. Você sabia que podemos visitar dezenas de países sem a necessidade de visto?

Dica extra: mesmo que os Estados Unidos não sejam um lugar que você quer visitar, sugiro fazer o visto americano, se possível. Isso pode facilitar sua entrada em outros países, como o Canadá e o México, que atualmente dispensam a exigência do visto canadense para quem tem visto americano. Outro ponto importante é que muitos voos fazem conexão nos EUA, e se você não tem o visto, não pode embarcar neles.

Não tenho grana para tirar visto e fazer passaporte, posso viajar?

Claro! Você não precisa começar com uma viagem internacional. O Brasil tem uma infinidade de opções e é um dos países mais lindos do mundo. Não faltam destinos nacionais maravilhosos. Por que não fazer um mochilão pelo nosso Brasil? 

Mas se sua ideia é mesmo ir para fora do país, saiba que há 9 países vizinhos que pedem somente o RG para você viajar, então que tal fazer um mochilão pela América do Sul? 

Vacinas para fazer um mochilão

A vacina mais exigida para brasileiros no exterior é a da febre amarela, mas é importante pesquisar se o país de destino exige alguma outra vacina específica.

Vale lembrar que não basta apenas ter a vacina: você precisa de um documento oficial que comprove sua vacinação e seja reconhecido no exterior, como o certificado internacional de vacinação emitido pela Anvisa para comprovar a vacinação da febre amarela, ou o cartão de vacinação de Covid emitido pelo ConectSus para comprovar a vacinação de Covid-19.

Além da exigência da vacina, pense em seu bem-estar. Há vacinas que não são obrigatórias, mas são importantes para sua saúde. Vá até um posto de saúde e averigue se está com alguma vacina em atraso. 

E, se possível, busque um médico do viajante para saber sobre possíveis doenças presentes nos países que pretende visitar. Isso pode ser muito importante para evitar ficar doente no exterior.



Como fazer um mochilão: o que levar?

Uma das principais dúvidas de quem me pergunta como fazer um mochilão é sobre o que levar. Minha resposta: o mínimo possível! A primeira regra do mochileiro é viajar leve. Ao longo da viagem de mochilão você percebe que precisa de muito pouco para viver. 

Além disso, quanto mais leve for sua bagagem, menos custo com despacho em voos, menos peso em suas costas e mais liberdade para ir e vir. 

Tem medo de esquecer algo importante? Veja esse checklist de viagem completinho e leia nosso artigo sobre como arrumar uma mala de viagem (ou mochila).

Mochila ou mala de rodinha?

Essa pergunta pode ser polêmica, pois há quem diga que mochileiro de verdade é só quem usa mochila. Isso não é necessariamente uma verdade, pois você viaja com o que achar melhor, e algumas pessoas têm limitações físicas que tornam a mala uma opção mais indicada. 

No entanto, saiba que a mochila te dará mais liberdade. Com ela, é mais fácil pegar ônibus, subir e descer escadas, caminhar de um lugar para outro, andar por cidades sem asfalto ou praias, fazer trilha... Se você quer passar por vários destinos e economizar, a mochila vai facilitar muito sua locomoção.

Como escolher uma mochila

Ao comprar uma mochila para seu mochilão você precisa considerar vários fatores: tamanho, conforto, as aberturas e se o preço cabe no seu bolso. 

Se você pretende viajar somente com bagagem de mão, verifique as dimensões máximas autorizadas nas companhias aéreas e procure uma mochila que se encaixe nisso. Assim, você não precisará se preocupar com os custos e o tempo de despachar a bagagem.

Mesmo que pretenda despachar seu mochilão, escolha um tamanho que não seja grande demais para você. Além do tamanho, procure uma mochila com várias aberturas ou uma abertura frontal bem ampla, e se possível com diferentes compartimentos para organizar bem os seus pertences.

É muito importante que sua mochila seja confortável, então o ideal é prová-la antes de comprar. No entanto, mesmo a melhor mochila do mundo não vai ficar confortável se você não souber ajustá-la. Para saber mais, confira nosso artigo com dicas sobre qual mochilão de viagem comprar.



Como fazer um mochilão: dicas de economia

Outro questionamento muito comum de quem busca como fazer um mochilão é sobre como viajar com pouco dinheiro. Afinal, quem opta por esse estilo de viagem geralmente não pode ou quer gastar muita grana. 

A boa notícia é que existem muitas formas de viajar barato. Vamos ver as principais?

Como economizar com transporte

O maior gasto de um mochilão geralmente é o deslocamento. A seguir, vou dar dicas de como fazer um mochilão gastando pouco com passagens aéreas e outros meios de transporte. Mas antes, vamos às recomendações gerais. 

Para começar, ao planejar uma viagem desse estilo, pense na logística do seu roteiro e tente priorizar caminhos curtos, economizando tempo e dinheiro no translado. Por exemplo: se for viajar pela América do Sul, que tal ir do sul ao norte parando nos lugares escolhidos, em vez de ir para a Colômbia, depois descer para a Argentina e depois subir para o Equador? 

Evite também fazer uma viagem pinga pinga, parando em várias cidades por pouco tempo. Isso vai te consumir muito tempo e dinheiro. Quanto mais lenta sua viagem for, mais barata ela fica, devido ao baixo deslocamento.

Outra dica importante: quando estiver mochilando, pense como se você fosse um morador daquele local e use transporte público. Assim, você economiza dinheiro e ainda consegue entender como funciona a vida no lugar. Andar de bicicleta e fazer muita coisa a pé também serão partes do seu dia a dia. 

Leia também:


mochilão

Como conseguir passagens aéreas baratas

Existem várias formas de encontrar passagens aéreas baratas para seu mochilão. Veja as principais:

  • Viajar usando milhas aéreas

Se você ainda não estuda sobre acúmulo de milhas, sugiro começar a fazer isso o quanto antes. Todos os seus gastos do dia a dia podem se converter em milhas aéreas. Consuma conteúdo sobre esse assunto e isso pode te gerar uma boa economia em passagens.

  • Acompanhar promoções de passagens

Uma forma de comprar passagem aérea barata é baixar aplicativos que informam promoções de passagens e ficar sempre de olho. Principalmente se você tem flexibilidade de datas, conseguir uma promoção não é tão difícil. 

Sugiro usar aplicativos como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis. Há também um aplicativo chamado Hopper, que te ajuda a saber se os preços de uma passagem estão altos ou baixos em relação à média para aquele trecho.

  • Viajar em baixa temporada

Fazer seu mochilão em alta temporada certamente vai encarecer muito sua viagem. Se possível, procure passagens fora de temporada, e de preferência de terça a quinta-feira, pois tendem a ser mais baratas (porém não é uma regra). 

Além de economizar muito, você vai encontrar os lugares mais vazios e sem aquela multidão de turistas, deixando sua viagem muito mais proveitosa. As hospedagens também tendem a ter preços mais baixos nessas épocas menos concorridas.

Como economizar viajando de ônibus

Viajar de ônibus pode ser uma ótima opção para economizar tempo e dinheiro. Em uma viagem noturna, além de você economizar com acomodação, você ganha tempo, pois terá o dia livre.

Além disso, há várias empresas com preços muito bons para viajar de ônibus. Se você estiver pensando em como fazer um mochilão pela Europa ou Estados Unidos você pode consultar se há Flixbus no país onde você vai viajar.

Ao planejar um mochilão pelo Brasil, consulte a Buser, FlixBus, Wemobi e Outlet de Passagens.

Leia também: Dicas para viajar de ônibus pelo Nordeste brasileiro

Como fazer um mochilão de carona

Se você é um mochileiro mais descolado, pode tentar viajar pedindo carona. Mete o dedão na estrada e vai! 

Se quer ter um pouco mais de segurança, o aplicativo Bla Bla Car pode ser uma ótima escolha, já que você consegue consultar as avaliações do condutor e combinar tudo antes.


mochilão

Como fazer um mochilão sem pagar por hospedagem

Outro gasto considerável nas viagens é o de acomodação. Mas sabia que existem várias formas de economizar e até não pagar nada em hospedagem durante seu mochilão? Veja a seguir:

  • Couchsurfing: essa plataforma une pessoas que querem receber viajantes em sua casa para fazer novas amizades com o viajante que quer economizar e conhecer novas pessoas. É uma plataforma conhecida mundialmente e muito usada, mas com esse app o costume geralmente é solicitar poucos dias na casa do anfitrião.
  • House sitter e pet sitter: há aplicativos onde você pode se candidatar para cuidar de uma casa ou de animais de estimação enquanto os donos viajam, ganhando em troca hospedagem grátis.
  • Networking: essa é a forma mais natural de se hospedar de graça, ou seja, é ficar na casa dos amigos que você faz durante suas viagens. Seja gentil e receba seus amigos em sua casa quando puder.
  • Voluntariado: voluntariar trocando trabalho por hospedagem pode reduzir muito suas despesas com hospedagem. Além disso, você ganha muito aprendizado e a possibilidade de fazer uma imersão cultural mais profunda no destino. Você pode voluntariar em vários lugares diferentes, como hostels, ONGs, escolas, projetos sociais, projetos de permacultura, ecovilas, centros holísticos etc.

    São muitas oportunidades! Veja aqui as vagas que você encontra na Worldpackers. E enquanto as dicas de hospedagem citadas acima geralmente servem para poucos dias, com a Woldpackers você pode viajar o tempo que quiser voluntariando, passando até mesmo vários meses com o mesmo anfitrião.
  • Hospedagem em hostel: ficar em hostel não é grátis, ao contrário das dicas acima, mas é bem mais barato que um hotel. E é um jeito excelente para conhecer novas pessoas, principalmente se você viaja sozinho. Sempre que possível, procure hostels que tenham cozinha, pois assim você economiza com a alimentação também.

voluntariado

Como economizar em alimentação no mochilão

Falando em comida, é super possível comer bem e barato viajando. Como citei logo acima, se você se hospedar em hostel ou for voluntariar, procure lugares que tenham cozinha compartilhada. Cozinhando sua própria refeição seu gasto vai reduzir muito. Além disso, se você optar em voluntariar pela Worldpackers muitos anfitriões oferecem uma refeição por dia ou mais, reduzindo assim ainda mais seus gastos. 

Dica extra: muita gente deixa comida no hostel quando segue para um novo destino e ela fica disponível para os voluntários ou hóspedes. Há hostels que dispõem de uma caixinha de free food, para que cada um deixe o que não vai mais usar e os demais peguem o que quiserem.

Em alguns países também há aplicativos onde você pode encontrar comida a baixo custo. No aplicativo Olio, por exemplo, você encontra comida de graça, que estaria sobrando em algum lugar. Além dele, o aplicativo Too Good To Go te ajuda a encontrar comida com preço bem mais baixo, porque os restaurantes e supermercados cadastrados percebem que vai sobrar.

Como levar dinheiro em um mochilão internacional

Um questionamento comum de quem se pergunta como fazer um mochilão para fora do Brasil é como levar dinheiro para o exterior. Principalmente se você está considerando um mochilão de longo prazo, não é nada seguro levar todo o dinheiro em espécie. 

Veja algumas dicas de como levar dinheiro durante sua viagem:

  • Aplicativos de transferência de dinheiro como Wester Union e TransferWise: neles você pode enviar dinheiro e retirar no país de destino. As taxas costumam ser melhores do que sacar dinheiro direto da sua conta do Brasil.
  • Usar cartões em moeda estrangeira como Nomad e Wise: você pode ir carregando o saldo em várias moedas e usar o cartão para saques ou como cartão de débito em estabelecimentos comerciais na maior parte do mundo.
  • As opções menos vantajosas para retirar dinheiro no exterior são os cartões de crédito e débito do Brasil. Apesar de ser mais prático, são cobradas muitas taxas. Por exemplo, para sacar dinheiro geralmente você paga a taxa de saque do seu banco além do IOF de 6,38%. No caso do cartão de crédito, você vai pagar a cotação do banco (que não é o dólar comercial) + 6,38%.
  • Cartão Travel Money: esse já não é muito usado, mas ainda existe. É um cartão pré-pago que você carrega com dinheiro em dólar, euro ou moeda local e pode usar durante sua viagem. A grande desvantagem desse cartão é que nem todo lugar o aceita. Além disso, nele é cobrada uma taxa de 6,38% de IOF, assim como nos cartões de crédito. Por isso, hoje não há muita vantagem em utilizar esse método, já que você nem acumula milhas, como pode ser o caso ao usar o cartão de crédito.

viagem barata

Como fazer um mochilão pela Europa

Uma das escolhas mais populares para os mochileiros iniciantes que querem ir ao exterior é fazer um mochilão pela Europa. Se for seu desejo também, além de seguir as dicas do post veja algumas outras coisas às quais você precisa ter atenção quando for viajar pelo continente:

Espaço Schengen

Se você está estudando sobre como fazer um mochilão pela Europa, certamente ouviu falar sobre o Espaço Schengen. Afinal, o que é isso?

O Espaço Schengen é formado por países que têm um acordo de livre circulação entre eles. Na prática isso significa que se você quer viajar entre os países desse tratado, não necessita fazer imigração em cada um deles. A imigração é feita apenas no país que você entrou e no país que vai sair, quando for para outro lugar fora da área Schengen.

Tempo de permanência na Europa

Se for planejar um mochilão pela Europa, pense que há os países que fazem parte do Espaço Schengen e os países que não fazem parte. Você pode ficar até 90 dias circulando dentro do Espaço Schengen, depois precisa ficar ao menos 90 dias em países que não pertencem ao tratado para depois retornar ao Espaço, se desejar.

Antes de ir para os países fora do Espaço Schengen você deve conferir as regras de cada um quanto a documentação, tempo de permanência, vacinas, etc. Ah, vale ressaltar que muitos desses destinos fora do Schengen costumam ser baratos. Caso queira economizar em seu mochilão, pesquise bem os custos de cada país.

Leia também:



Mochilão pela América Latina

Outra escolha comum dos mochileiros é viajar pela América Latina. Essa opção costuma sair bem mais barata que mochilar pela Europa, além de ser uma forma de nos conectar com nossos países vizinhos e conhecer e valorizar nossas raízes latinas. 

Um mochilão pela América Latina também é um jeito excelente de aprender ou praticar o espanhol. Sem contar que, como mencionei acima, você não precisa de passaporte para viajar pela maior parte dos países por aqui. E existem roteiros de mochilão pela América do Sul e pela América Central para todo tipo de viajante, dos mais urbanos aos mais aventureiros. 

Veja também nossas dicas de roteiros na América Latina e 10 projetos incríveis para fazer trabalho voluntário na América do Sul.

Dúvidas comuns sobre mochilão

Para concluir, vamos a um resumo e respostas a algumas das dúvidas mais frequentes sobre como fazer um mochilão:

Como montar o roteiro do mochilão?

Avalie o custo dos países que você quer visitar, verifique a melhor época para viajar para eles e sua disponibilidade de tempo, qual a melhor sequência lógica entre os destinos e qual a documentação necessária para entrada em cada lugar.

Como escolher a mochila para um mochilão?

Ao comprar uma mochila para seu mochilão, chamada de "mochila cargueira", você precisa considerar vários fatores: tamanho, conforto, as aberturas e se o preço está dentro do seu orçamento (lembrando que, se você pretende usá-la muito, vale a pena investir num modelo de qualidade). 

Verifique se a mochila tem um bom sistema de suporte e alças ajustáveis para se adequar ao seu corpo. Experimente diferentes modelos para encontrar a mochila que melhor se adapte às suas necessidades e preferências.

Se você pretende viajar somente com bagagem de mão, verifique as dimensões máximas autorizadas nas companhias aéreas e procure uma mochila que se encaixe nisso. Geralmente os modelos de até 50 litros cabem no bagageiro do avião, mas é importante conferir as medidas.


como escolher a mochila

Quanto custa fazer um mochilão?

O custo de um mochilão pode variar muito, dependendo do destino, da duração da viagem e do seu estilo de viagem. O custo incluirá despesas como passagens, acomodações, alimentação, transporte local, passeios e outros gastos pessoais. 

Faça uma estimativa do seu orçamento diário em cada país, pesquisando em blogs e sites como Quanto Custa Viajar, e multiplique pela quantidade de dias de viagem para ter uma ideia geral dos custos envolvidos. É bom deixar sempre uma margem para imprevistos.

Como economizar no mochilão?

Para economizar no mochilão, comece poupando dinheiro no deslocamento entre destinos. Para isso, é bom planejar um roteiro com uma boa logística, evitar passar por muitas cidades em pouco tempo e usar bastante transporte público e até mesmo caronas. Usar milhas aéreas, acompanhar promoções e viajar em baixa temporada são boas dicas para pagar menos na passagem de avião.

Outro ponto importante é economizar na hospedagem. Se você quer se hospedar de graça e viver experiências mais autênticas no mochilão, pode fazer Couchsurfing, usar suas redes de contato ou voluntariar pela Worldpackers, trocando trabalho por hospedagem. Se quiser apenas pagar menos que num hotel, a dica é ficar em hostels, ou albergues.

E aí, bora fazer um mochilão?

Criamos esse guia de como fazer um mochilão para te ajudar. Espero que com essas dicas você tenha percebido que não precisa de muito para fazer uma viagem desse tipo: basta ter vontade, planejamento e seguir as dicas deste artigo. 

Resolveu fazer um mochilão na Europa? Que tal criar um perfil na Worldpackers gratuitamente, garantir 2% de cashback na Booking.com e receber conteúdo personalizado no seu e-mail para te ajudar nessa decisão? Use o link parceiro e aproveite esse mimo! (Se tornando membro dos planos Pack, você ganha o dobro de cashback, 4%!)

*O benefício do cashback é limitado a USD 200 por reserva e é necessário fazer o login na sua conta da Booking.com para ter acesso ao cashback.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor


Más sobre el tema