¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

O que fazer em Pernambuco: TOP 5 praias e melhores pontos turísticos

Procurando o que fazer em Pernambuco? Veja as 5 melhores praias e os top pontos turísticos de Pernambuco para conhecer a cultura e a beleza natural desse estado.

9min

o-que-fazer-em-pernambuco

Viajar para um voluntariado em Pernambuco é uma oportunidade perfeita para mergulhar na cultura brasileira e conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Nordeste.

O Estado é a terra do Frevo e do Maracatu. É base do Galo da Madrugada - o maior bloco de carnaval do mundo - e respira história e arte em Olinda. Tem uma diversa vegetação que vai de praias paradisíacas ao sertão da caatinga e conta com uma capital litorânea rica em atrações. 

A região pernambucana conta com uma cultura riquíssima e paisagens de tirar o fôlego, é lá onde a moça bonita da Praia de Boa Viagem inspirou Alceu Valença e inspira pessoas até hoje. 

Eu tenho muito orgulho e muita sorte em ter uma família pernambucana. Os laços com a minha família me permitiram viver e compartilhar essas experiências com você, que tem vontade de conhecer mas não sabe por onde começar. Vem comigo que te conto tudo o que fazer em Pernambuco! 

Continue viajando, confira: dicas para viajar de ônibus pelos estados do Nordeste brasileiro

O que fazer em Recife, Pernambuco


o que fazer em recife, pernambuco

A cidade de Recife é um destino prático: o aeroporto é bem localizado, tem praia, história e gastronomia farta, prato cheio para quem viaja.

A intensidade que você vai conhecer a cidade vai depender do seu tempo e orçamento, mas em dois ou três dias você já consegue visitar as principais atrações e descobrir o que fazer em Recife

1. Visitar a praia de Boa Viagem

A principal praia da cidade e também uma das melhores praias de Pernambuco, com um mar verde e cristalino, onde os locais correm no calçadão ao nascer do sol, e os turistas lotam as barraquinhas na areia para aproveitar as opções: caldinhos, camarão, queijinho na brasa coberto por mel de engenho, água de coco e muita caipirinha.

Como a praia de Boa Viagem é um local onde muitos turistas se hospedam, ela costuma ficar cheia, ainda mais aos finais de semana, pois os recifenses também costumam ir para lá por ser uma ótima opção de passeios em Recife.

Na região da praia de Boa Viagem você vai encontrar restaurantes, a pracinha com o mesmo nome, onde à noite rola uma feirinha com artesanatos e delícias típicas, além de concentrar alguns vendedores de passeios turísticos. 

Respeite os avisos e tome cuidado: a praia de Boa viagem é conhecida pelo aparecimento de tubarões em sua costa!


o que fazer em pernambuco nordeste

2. Roteiro turístico em Recife Antigo

Se você está em dúvida sobre o que fazer em Pernambuco, visitar o Recife Antigo é uma ótima opção!

Cheio de construções antigas e ponto do Marco Zero do Estado de Pernambuco, também conta com museus e lá é onde diversos grandes eventos e festivais acontecem.

A Praça do Marco Zero em Recife é um dos meus locais favoritos, com o majestoso Rio Capibaribe de paisagem, e uma orla cheia de bares, restaurantes e cafés.

Lá todos os tipos de pessoas se encontram: turistas e locais, grupos treinando frevo, jovens andando de skate, gente tomando um café, e o pessoal mais arrumado nos bares animados pela música ao vivo. É aquele lugar que a mistura gostosa que torna tudo vivo e alegre! Com certeza uma das melhores opções de passeio em Recife.

3. Fazer um passeio de Catamarã pelo Rio Capibaribe

Recife também é conhecida como a Veneza brasileira por ser cortada por canais, rios e diversas pontes que conectam um bairro ao outro. O passeio sai do Cais Santa Rita, com uma duração de um pouco mais de uma hora.

Na aconchegante embarcação o guia explica tudo, desde os antigos monumentos, vegetação, história e, claro, as pontes. 

Durante o pôr do sol o passeio fica ainda mais especial, porque você começa com o calor da tarde, a beleza do sol se pondo e refletindo na água e encerra com o frescor da noite.

Conheça o Nordeste: Os TOP 20 Pontos Turísticos do Ceará que vão marcar sua vida para sempre

O que fazer em Olinda, Pernambuco


o que fazer em Olinda

Sempre que vou a Pernambuco eu não deixo de visitar a cidade de Olinda porque eu sou encantada pelo clima do centrinho histórico! 

A cidade foi criada em 1535 pelos portugueses e  se destaca pela arquitetura daquela época: igrejas barrocas, mosteiros, conventos, e muitas cores para divertir as suas ladeiras. 

O que no passado foi o centro da indústria da cana de açúcar, hoje é um centro artístico que concentra diversos museus, galerias e oficinas, tudo isso embalado por uma música de fundo. 

Olinda fica há uns 20 minutinhos de carro de Recife, podendo variar dependendo do trânsito ou do local que você estiver, por isso é bem fácil descobrir como chegar em Olinda

Há muitas opções de o que fazer em Olinda, por conta da cidade ser um dos principais pontos turísticos de Pernambuco.

Você pode visitar igrejas e museus na cidade e conhecer toda a história do povo pernambucano e dar uma passadinha na Igreja da Misericórdia, localizada na ladeira mais íngreme da cidade.

A praça do alto da Sé é um dos melhores pontos para assistir o pôr-do-sol em Olinda, e não deixe de visitar a casa dos bonecos gigantes, os famosos bonecões que divertem o carnaval de Olinda procurado por turistas do mundo inteiro quando o assunto é o que fazer em Pernambuco.

As TOP 5 melhores praias de Pernambuco


o que fazer em bonito pernambuco

Se você procura o que fazer em Pernambuco no verão, não deixe de visitar as melhores praias pernambucanas.

Com um mar cristalino com diversos tons de verde, a areia branca e fofinha e os coqueiros são fáceis de encontrar. 

1. Porto de Galinhas, Ipojuca

Porto de Galinhas, em Ipojuca, é um destino clássico procurado por turistas do mundo inteiro, e é considerada uma das melhores praias de Pernambuco.

Suas piscinas naturais e o mar verde transparente rendem experiências inesquecíveis com snorkel e mergulhos! 

Caso você faça questão de conhecer e fazer o tour nas piscinas naturais, vá com o seu passeio fechado, já que na orla você vai encontrar diversas pessoas vendendo e é aí que você pode levar prejuízo.

Como a distância de Recife à Porto de Galinhas é de uns 50 quilômetros, o bate e volta é uma opção e você pode contratar o seu passeio com os guias que ficam na Praça de Boa Viagem ou em qualquer outra agência, uma opção para viver perto de Porto de galinhas e conhecer toda a região é realizar um voluntariado em Ipojuca. 

2. Praia de Muro Alto, Ipojuca

Muro Alto fica há cerca de cinco quilômetros de Porto de Galinhas, e tem um mar lindo, limpo, verde, calmo e areia fofa. 

Como tem uma grande faixa de corais formando uma espécie de muro, a praia é tipo uma grande piscina, ideal para quem procura tranquilidade enquanto visita as praias de Pernambuco.  

Lá é possível fazer passeios de barco, stand up, caiaque entre outros. Não recomendo muito o bate e volta de Recife, porque pode ser um pouco difícil de encontrar a entrada pública, já que a área é cheia de resorts e condomínios


o que fazer em gravata pernambuco

3. Maracaípe, Ipojuca

Há menos de 05 quilômetros de Porto de Galinhas, fica Maracaípe, um pouco diferente das praias de Pernambuco que conhecemos até agora por ter o mar mais agitado e com ondas, sendo o destino de surfistas e eventos de surf.

A região tem um público mais jovem e é uma das opções para quem procura o que fazer em Pernambuco num clima mais descontraído. Em Maracaípe você pode alugar pranchas, fazer aulas de surf, curtir um stand-up ou kitesurf. 

Outra atração é o manguezal, que você pode conhecer por um tour de jangada no Pontal do Maracaípe, onde os jangadeiros mostram as belezas naturais e até mesmo cavalos marinhos com uma pausa para mergulho. No Pontal, existe um ponto onde o Rio Maracaípe encontra o mar, destino perfeito para apreciar o pôr-do-sol!

4. Cabo de Santo Agostinho - Praia de Calhetas

O Cabo de Santo Agostinho é um paraíso natural e também uma região histórica, já que há alguns historiadores que acreditam que foi o primeiro lugar a ser descoberto no Brasil pelo espanhol Vicente Yáñes Pinzón.

A Praia de Calhetas é a que tem a melhor estrutura, é mais rústica, menor, mas tem opções de trilhas e uma famosa tirolesa! O Cabo de Santo Agostinho fica a uns 35 quilômetros de Recife e você pode ir de ônibus, contratar um passeio com opções de buggy ou carro. Essa praia fica na metade do caminho para Porto de Galinhas.

5. Praia de Carneiros, Tamandaré

A Praia de Carneiros em Tamandaré é uma das melhores praias de Pernambuco e é uma das minhas preferidas, e para visitá-la, você precisará de um ponto de apoio, ou seja, um local para deixar suas coisas, estacionar o carro, comer, partir para o passeio e se trocar para a volta.

De barco, você conhecerá as principais atrações, entre elas a charmosa Igrejinha de São Benedito que é à beira-mar e criada no século XVIII, e nessa mesma parada há diversos coqueiros caídos para tirar fotos perfeitas. Outra parada é o banho de argila, e você não precisa pagar nenhum valor extra, a não ser que queira levar argila para casa. 

Dependendo da maré, é possível fazer uma parada no meio do mar, onde formam bancos de areia, que é a minha parte preferida do passeio, já que dá para caminhar e sentir a terra firme com o oceano ao redor. Uma outra parada é o encontro do Rio com o mar, uma perfeição da natureza.


praia de carneiros, tamandaré

A Praia de Carneiros fica a 100 quilômetros de Recife e 50 quilômetros da praia de Maragogi, em Alagoas, um dos mais famosos pontos turísticos do nordeste.

Então após passar o dia em Carneiros, você pode ir para o Caribe Brasileiro de carro ou ônibus, Você pode ficar algumas noites por lá ou encontrar algum trabalho voluntário em Maragogi, já que é um lugar apaixonante!

Confira: Como conheci Maragogi gastando quase nada

Viva uma experiência de voluntariado em Pernambuco

Para conseguir aproveitar os melhores pontos turísticos de Pernambuco e viver como um local, uma opção é realizar um voluntariado nas cidades do estado.  

Através de uma experiência como voluntário você pode se inserir numa comunidade e colaborar com seu tempo de trabalho deixando um pedacinho de você por onde passa. 


o que fazer em garanhuns pernambuco

Viajar para Pernambuco como voluntário vai permitir que você conheça a região e viva a cultura local

Colaborando como voluntário você reduz seus impactos durante uma viagem através de práticas sustentáveis e ainda vive algumas das melhores experiências do que fazer em Pernambuco como um local.

Visite os melhores destinos do Brasil: Guia Worldpackers para conhecer João Pessoa, na Paraíba 

O que fazer em Caruaru, Pernambuco


o que fazer em caruaru, Pernambuco

As praias de Pernambuco são maravilhosas, mas sugiro que se está procurando o que fazer em Pernambuco, considere conhecer um pouco do Sertão do Nordeste visitando a cidade de Caruaru, uma das cidades mais desenvolvidas do agreste e um lugar perfeito para festejar o São João, experimentar as comidas típicas e conhecer a arte e cultura, deixando o seu turismo em Pernambuco mais rico.

A cidade é conhecida como a capital do forró e abriga a maior festa junina do mundo pelo Guinness, o famoso São João de Caruaru. 

Em todo o nordeste as festas juninas são gigantescas, e ouso em dizer que são até mais comemoradas que o carnaval, então se você ama as comidas e bebidas típicas dessa época do ano, além de um bom forró, você deve considerar ir em para junho porque durante todo o mês vai ter muita festa! 

Se você procura o que fazer em Caruaru, não deixe de visitar a Feira da cidade: uma das maiores feiras ao ar livre do mundo! 

Ela tem aproximadamente 14 segmentos, que englobam artesanato, importados, raízes e ervas, flores, couro, gomas, doces, ferragens, tecidos, entre outros! Desde 2006 a Feira de Caruaru é considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

A cidade conta também com um grande número de museus que narram as histórias de Pernambuco, como o Museu do Forró de Luiz Gonzaga e o Museu do Cordel Olegário Fernandes. 

Leia também: Maceió, Alagoas: como chegar, onde comer e se hospedar no paraíso


o que fazer em pernambuco em 7 dias

Depois de conhecer os melhores pontos turísticos e dicas de o que fazer em Pernambuco, agora só falta planejar sua viagem e colocar a mochila nas costas para percorrer as melhores praias do Brasil. Continue viajando pelo nordeste, leia também: 

Confira as melhores vagas de voluntariado no Brasil, jogue a mochila nas costas e corra viver uma experiência de viagem pelo país!



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor




Más sobre el tema