Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Volunturismo: como viajar o Brasil e o mundo com o intercâmbio voluntário?

O volunturismo é a união do turismo com o trabalho voluntário. O mundo mudou, e nosso jeito de viajar também. Saiba mais sobre essa experiência que vai mudar sua vida!

7min

volunturismo

Viajar e explorar novos horizontes é um instinto humano. Assim como o de pertencer, encontrar nosso lugar. 

É por essa razão que ao escutar histórias de outros viajantes somos tomados por um anseio profundo: colocar a mochila nas costas e sair por aí. Já se sentiu assim? 

O imaginário coletivo ainda mostra hotéis de luxo, lugares cheios de turistas bonitos e agências com pacotes caríssimos como a resposta para todos os nossos desejos. Porém o foco aqui é outro.

Até algum tempo atrás pouco se falava sobre o intercâmbio voluntário ou volunturismo - uma das infinitas possibilidades de realizar uma viagem para fora e para dentro. Bora saber mais? 

Afinal, o que é volunturismo?

Volunturismo por definição, e muito resumidamente, consiste em viajar fazendo trabalho voluntário.

Porém, acho muito injusto resumir esse termo à uma definição de poucas palavras, perto das incontáveis experiências enriquecedoras e benefícios que essa prática pode nos trazer, durante e depois da viagem.

O volunturismo é a opção perfeita para quem busca uma verdadeira imersão cultural. Seja ela um mochilão, uma viagem de férias, ou como o estilo de vida de um nômade digital.



Você vai ajudar em alguns dos projetos mais diversos pelo mundo afora com o bônus de economizar em hospedagem. Vai curtir cada lugar por mais tempo e viver uma experiência verdadeiramente local.

O volunturismo permite viagens mais imersivas, e o caminho para isso consiste numa troca mútua, na qual você oferece seu tempo e trabalho em troca de hospedagem.

Assim, é possível sentir-se verdadeiramente inserido na comunidade que estiver disposto a conhecer e ajudar, tarefa que se torna quase impossível quando nos hospedamos num hotel - com interação muito menor.

Por que fazer trabalho voluntário?

O volunturismo como estilo de viagem vêm inspirando inúmeros viajantes pelo mundo inteiro, mas qual a vantagem de fazer trabalho voluntário? Afinal, para o modelo de sociedade que vivemos, tempo é dinheiro e trabalhar sem receber parece loucura.

Mas a questão quando falamos de trabalho voluntário, e principalmente, viajar por meio de voluntariados, envolve fatores muito maiores que o dinheiro. Envolve emoções, vínculos, experiências, cultura e sustentabilidade na viagem como repensar nosso consumo de maneira responsável e o nosso impacto como viajantes.

Falamos de dinheiro porque realmente boa parte da organização social gira em torno disso, mas é muito superficial resumir o volunturismo somente à economia.

Continue lendo: Turismo acessível: o papel das viagens na democratização dos direitos



O verdadeiro desejo de todo viajante é sentir-se em casa em qualquer lugar do mundo. Em uma viagem de curta duração, raramente conseguimos realmente nos sentir parte do lugar que visitamos. Para maioria dos destinos, sobra muita informação, para pouco tempo.

Porém, quando fazemos volunturismo, escolhemos nos estabelecer em um lugar e assim, com nosso trabalho, criamos vínculos reais onde passamos.

Afinal, quando oferecemos nosso trabalho voluntário, seja à um projeto de bioconstrução, um trabalho artístico ou na manutenção de uma agrofloresta, estamos deixando um pedacinho de nós, da nossa energia e intenções nesses lugares que ficarão para sempre.

Os 6 principais benefícios do volunturismo

Como já disse, o trabalho voluntário nos oferece vantagens incalculáveis, que sem dúvida serão transformadas em histórias para toda a vida. Vamos falar de algumas delas:



1. Aprender novas habilidades

Quando estamos na nossa zona de conforto, sem sair da nossa bolha, ficamos reféns da rotina e do que já fazemos todo o dia; às vezes nos deparamos com aquela vontade de fazer algo novo, ou de aprender uma coisa nova que dificilmente na posição que nos encontramos vamos conseguir.

Você já pensou em aprender à fazer os melhores drinks, mas acabou desanimando pois não tinha oportunidade? 

Viajando como voluntário as chances estão bem na sua cara! Seja trabalhando como bartender em um hostel, ou  em um restaurante na praia de Salvador. Mesmo com pouca experiência é possível aprender tudo isso - o voluntariado é principalmente um espaço de trocas e aprendizados.

Você pode aprender tudo sobre arrumação de quartos em hostels, como trabalhar na recepção enquanto desfruta das praias mexicanas e até mesmo ser o guia turístico de viajantes no Rio de janeiro!

2. Aprender idiomas

Já sabemos que a melhor forma de aprender um idioma novo é falando! Mas como sair dos aplicativos de conversação com estrangeiros, ou de conversar com seus amigos e professores? Viajando! 

E não precisa fazer um intercâmbio caríssimo pra Austrália ou Canadá para termos oportunidades de treinar um idioma novo por aí.



O volunturismo é a opção perfeita que concilia economia, diversão e aprendizado para quem quer treinar um idioma como inglês, espanhol ou francês. Através do intercâmbio voluntário por plataformas cofmo a Worldpackers é possível visitar qualquer país do mundo e se jogar de cabeça no aprendizado de um idioma. 

Aproveite vagas como ajudar crianças no Peru ou atender hóspedes em Quito para se tornar fluente no espanhol e se aplique à vagas de volunturismo nos Estados Unidos para falar inglês como um verdadeiro nativo!

Além disso, se não quiser não precisa nem sair do Brasil para treinar de fato um idioma novo. Nosso país é um dos destinos que mais recebe estrangeiros em todo o mundo, sendo assim, ser voluntário em um hostel em qualquer lugar do país é certeza de conseguir encontrar alguém para praticar um idioma.

3. Imersões culturais

Viajar de fato é o melhor jeito de entrar em contato com outras culturas ao redor do mundo, conhecer novos estilos de vida e como a humanidade é tão diversa. 

Logo quando pegamos nossa mochila e desembarcamos num destino desconhecido já sentimos aquele choque cultural, independente de ser outra cidade, estado ou país; pois cada lugar possui um comportamento muito específico.

Mas para realmente imergimos dentro de uma cultura, passar apenas um fim de semana como turista não é o bastante, precisamos e queremos mais. 



Quando nos hospedamos como voluntários, temos a oportunidade de viver de perto a rotina daquela comunidade. Por exemplo, você já imaginou poder cuidar de camelos na Índia, conhecer o Himalaia e até mesmo ajudar centros culturais em uma cidade histórica na Colômbia?

Ajudar uma comunidade nos traz sensação de pertencimento ao local, pois depositamos nossa energia e nos dedicamos aquele lugar. Além disso, podemos passar mais tempo do que ficaríamos numa viagem comum, conhecendo à fundo o lugar e a população.

4. Aprofundar habilidades que já temos

Além de usar nosso tempo de trabalho voluntário para aprender novas habilidades, também podemos aproveitar das habilidades que já temos para aprimorá-las e ajudar os lugares que passamos com elas.

Podemos oferecer nossos conhecimentos em fotografia e vídeo para diversas vagas, como um voluntariado no Quênia. Se você manja de arte e está afim de colaborar desenhando um mural, também consegue fazer isso em lugares pelo mundo todo ajudando na pintura e decoração dos hosts.

Inúmeras habilidades podem servir como primeiro passo para a prática do volunturismo, basta despertarmos o interesse em nós mesmos e ir em busca dessas oportunidades incríveis.



5. Fazer novas amizades

É inevitável, vamos conhecer novas pessoas e fazer amizades em qualquer viagem, mas criar laços de verdade, que parecem coisa de outra vida, provavelmente serão fruto de uma intensa e duradoura experiência de trabalho voluntário. 

Acordar, almoçar e trabalhar durante um período de tempo com as mesmas pessoas nos ajuda a criar vínculos que raramente teríamos em outras oportunidades.

6. Economizar dinheiro

Com certeza esse é um ponto que merece ser falado, pois para todos os viajantes que procuram viagens de baixo custo, essa oportunidade é perfeita. 

O volunturismo permite que você passe mais tempo conhecendo um local e gaste menos dinheiro com isso, pois a moeda de troca é diretamente seu tempo de trabalho, geralmente em jornadas curtas que permitem que você desfrute de tudo que pode.

O volunturismo e o voluntariado no Brasil

O costume de viajar fazendo trabalho voluntário no Brasil ainda é recente, mas cada vez mais comum. Vejo viajantes brasileiros conquistando o mundo e inspirando milhares de pessoas. 

Temos um país gigantesco, com inúmeras culturas espalhadas em nosso território, e muitas vezes não sabemos do potencial do nosso próprio país. Já pensou em fazer um mochilão pelo território brasileiro? Você vai conhecer as diferentes manifestações e festas culturais do país com a prática do volunturismo.

Existem destinos paradisíacos e histórias inspiradoras de viajantes que se descobriram com o voluntariado no Brasil. Eles saíram de sua zona de conforto para viver experiências novas e você pode se inspirar em todos eles para viver suas aventuras por aí!

É infinita a lista de possibilidades que você tem para conhecer o Brasil, de hostels à ONGs em comunidades, para todos os gostos e tipos de experiências desejadas.

Leia também: O que é staycation: viva experiências de turismo perto de sua casa

Como encontrar vagas de trabalho voluntário?

Uma das formas possíveis de encontrar vagas para voluntariado pelo mundo inteiro é através da plataforma Worldpackers. Com a assinatura dos planos você é capaz de se aplicar as vagas que melhor se encaixam com seu perfil e com a experiência que deseja viver. 

Além disso, durante o período do plano escolhido você pode viajar quantas vezes quiser, e com a segurança de ter um suporte da equipe caso algo saia fora do combinado com o anfitrião. 

Antes de se aplicar você consegue ver avaliações no perfil da vaga que você se interessou e relatos de outros viajantes  - além de poder entrar em contato diretamente com eles para saber como foi toda a experiência.

O melhor é que você não precisa largar tudo para fazer um voluntariado, é possível sim conciliar tudo isso com a vida que você deseja ter. Mesmo sendo um experiência de férias, com certeza vai agregar muito valor e perspectiva para sua vida. 

Agora se também deseja largar tudo e fazer um mochilão sem data de volta, o volunturismo vai ser um facilitador na sua caminhada. 

Se ainda restam dúvidas que o volunturismo é uma boa opção de viagem, você pode conferir as dicas e relatos dos viajantes dentro da comunidade e se inspirar nas diferentes histórias e mudanças de vida que rolaram com essa oportunidade!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author






More about this topic