¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Voluntariado em Espaço holístico: 6 oportunidades no Brasil e no exterior

Aprenda yoga, meditação e terapias alternativas em 6 voluntariados em Espaço Holístico pelo mundo. Minha viagem foi uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, embarque agora na sua.

Thiago

Abr 04, 2023

6min

Espaço holístico voluntariado

Fui recebido por Claudia, Mônica e Miraci em minha experiência como voluntário em um Espaço holístico. Nessa primeira reunião elas já me apresentaram algumas ideias sobre as terapias que elas ofereciam ali e sobre o contato respeitoso que elas tinham com a natureza. 

Naquele momento eu já sabia que trocar minhas habilidades como fotógrafo por hospedagem significaria muito mais que simplesmente fazer uma cobertura fotográfica dos workshops das minhas anfitriãs. 

Meu voluntariado em um Espaço holístico

Quando fui aprovado para a oportunidade de estar em um Espaço holístico, eu tinha um conhecimento muito superficial sobre as terapias holísticas, porém, como eu estava em uma fase muito angustiante, com problemas de saúde na família e lidando com o término de um relacionamento, estar em um espaço terapêutico parecia muito oportuno e necessário. 

O que eu não imaginava é que uma breve estadia já seria o suficiente para mudar meu estilo de vida e me proporcionar uma enriquecedora imersão nas terapias holísticas, além de um elo de amizade muito edificante com as anfitriãs que me receberam.


Espaço holístico voluntariado yoga

Mas afinal, o que é um Espaço Holístico?

Os espaços holísticos são ambientes que desenvolvem atividades fundamentadas no holismo, termo derivado da palavra grega ‘holos’, cuja tradução é ‘todo’. Desta forma, o holismo propõe uma visão de mundo onde o inteiro se sobrepõe às partes, estabelecendo que tudo está conectado. 

Do ponto de vista terapêutico, o holismo reforça a conexão com a natureza e considera que a nossa saúde depende de questões que vão muito além do físico, por isso, os espaços holísticos visam promover o bem-estar integral das pessoas, com práticas que proporcionam a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.

Você também pode se interessar, leia mais sobre voluntariado na natureza, confira o relato da Elceli: Minha experiência no 1º Beach cleanup da Worldpackers no litoral paulista e o 2º Beach cleanup da Worldpackers nas praias de Ilhabela.

6 voluntariados em Espaço holístico pelo mundo


Espaço holístico voluntariado terapias

1. Espaço holístico em Delfim Moreira, MG: Oca Mantiqueira

Acolhedora, simples e calma são algumas das palavras usadas pelos Worldpackers que já passaram por essa acomodação para descrevê-la. Na Oca Mantiqueira, o voluntário poderá praticar yoga, participar de terapias holísticas e aprender sobre permacultura. 

O anfitrião ainda promete aproveitar o tempo após o trabalho para organizar passeios pelas redondezas, onde os visitantes poderão, entre outras possibilidades, conhecer cachoeiras e demais atrativos de Delfim Moreira.

2. Espaço holístico em Mairinque, SP: Chakra do Coração

Com 25 mil metros quadrados, a acomodação Chakra do Coração fica a aproximadamente 70km de São Paulo, em um lindo ambiente rodeado pela natureza e próximo a uma represa. Neste lugar, os visitantes poderão desfrutar do que é simples e natural enquanto vivem experiências que promovem o despertar da consciência, a conexão divina e a prática do acolhimento. 

A alimentação oferecida no ambiente também é preparada pensando no bem-estar integral das pessoas e no respeito pela natureza, com opções veganas, orgânicas e germinadas. Para garantir a manutenção do espaço é preciso pagar uma taxa extra de 30 reais por dia. 

Os anfitriões têm oportunidades para Worldpackers com as mais diversas habilidades, desde quem se interessa por consertos e pinturas, até quem gosta de produzir conteúdos através de fotos, vídeos e redes sociais.


Espaço holístico voluntariado meditação

3. Espaço holístico em Extrema, MG: Retiro Tao Tien 

Com uma visão panorâmica impressionante dos arredores, este retiro fica localizado a 1400 metros de altura, no município mineiro de Extrema, onde recebe pessoas de todas as religiões que tenham o intuito de buscar o autoconhecimento, o desenvolvimento espiritual e a conexão com o divino. 

O Retiro Tao Tien ainda conta com um atelier de artes e oferece refeições vegetarianas. Os anfitriões recebem worldpackers que queiram contribuir com pequenos consertos, com as tarefas do jardim ou dar aquela mão na cozinha.

4. Espaço holístico em Cabreúva, SP: Centro de Meditação Kadampa 

Integralmente movimentado por voluntários, o Centro de Meditação Kadampa fica a aproximadamente 90km de São Paulo. São oferecidas oportunidades de trabalhar com tarefas domésticas, jardinagem, pintura e decoração. 

As regras do local e suas atividades tem por essência o Budismo, que também inspirou a arquitetura, a arte e o simbolismo do Templo pela Paz Mundial situado em seu interior. O centro oferece uma ampla programação de cursos, aulas e eventos relacionados às práticas budistas, como a meditação.


Espaço holístico voluntariado permacultura

5. Espaço holístico em Nisa, Portugal: Project Tribodar

O Projeto Tribodar oferece um ambiente fértil para quem busca ressignificar seu contato com a natureza e ir de encontro a um mundo muito mais livre, saudável e sustentável. 

Além das atividades terapêuticas, é possível aprender sobre técnicas ecológicas de construção, de cultivo de alimentos e também conhecer uma forma alternativa de educação infantil, onde as crianças podem explorar livremente suas aptidões. Os anfitriões oferecem oportunidades para voluntários que queiram ajudar com a jardinagem e limpeza.

6. Espaço holístico em Kapelle-op-den-Bos, Bélgica: Koningsteen Center

Este ambiente inspirador e cinematográfico, que conta com um castelo do século 13 rodeado por jardins e bosques, é sede de diversas atividades voltadas para a cura, o bem estar e o desenvolvimento pessoal. 

Aos visitantes do Koninsdteen Center é oferecido um buffet diário de alimentos orgânicos e vegetarianos, que entre outras atividades, é uma das tarefas feitas com a contribuição de Worldpackers. Conexão, crescimento e gentileza são alguns dos valores que regem o lugar.


Espaço holístico voluntariado autoconhecimento

Leia também: Retiros espirituais para voluntariar no Brasil e no mundo

Aprendendo yoga como voluntário em um Espaço Holístico

Tive a oportunidade de me aproximar das atividades holísticas quando minhas anfitriãs me convidaram para uma aula de yoga, técnica oriental antiguíssima e com diversas abordagens, que explora a respiração e a postura do corpo em prol de inúmeros benefícios, como:

  • Relaxamento
  • Equilíbrio 
  • Capacidade de concentração

Considerando que foi minha estréia na yoga e que flexibilidade não é meu forte, tive um pouco de dificuldade, mas pude notar o quanto que aquela prática de autoconhecimento poderia me ajudar a ser mais presente no aqui e agora, já que como todo bom ansioso, sou mestre em remoer o passado e antecipar o futuro.


Espaço holístico voluntariado terapias alternativas

Voluntariando com fotografia no Workshop "O Corpo Fala"

O workshop O Corpo Fala tinha por objetivo apresentar terapias alternativas para tratar problemas de saúde, além de também refletir sobre como nosso corpo reage a estímulos que não são físicos. 

Cobrir fotograficamente o workshop me possibilitou acompanhar todo o conteúdo. Eram olhos atentos nos cliques e ouvidos atentos em tudo que era dito. A programação contou também com duas palestras:

1. Palestra de terapia holística: New Seitai

 Técnica japonesa para tratar dores através do estímulo energético feito com martelos específicos para a função.

2. Palestra de terapia holística: Iridiologia

 Forma de diagnóstico e análise da personalidade baseada nos sinais presentes na íris do olho. Ao fim da palestra, fui surpreendido pelo convite de receber voluntariamente uma consulta de iridologia. 

Na ocasião da consulta, a terapeuta Érika fez toda uma análise que me permitiu não somente refletir sobre algumas questões físicas e emocionais, como também ter um norte para rever alguns pensamentos, de forma a preservar minha saúde.


Espaço holístico voluntariado budismo

Terapias holísticas e aprendizados em uma breve estadia

Para encerrar minha estadia, minhas anfitriãs pediram para que elas fossem fotografadas executando algumas das atividades e terapias relacionadas a espiritualidade que elas ofereciam na pousada, como:

  • Yoga e moxabustão
  • Ventosaterapia e mahaprana  
  • Massagem com pedras quentes

Esse momento teve clima de nostalgia e também despertou o desejo de ficar mais um pouco, pois na manhã seguinte eu já iria embora e a sensação é de que ainda havia muito para ser aprendido ali, embora eu já me sentisse grato e transformado por tudo que pude aproveitar.

Leia também: 

Aprendi que sou parte de um todo e me tornei mais consciente

Despedi-me levando uma bagagem muito maior do que a que havia chegado comigo, graças a todas as oportunidades de adquirir conhecimento que foram ofertadas a mim pela postura acolhedora das minhas anfitriãs. 

Com tudo isso, aprendi que a experiência holística vai muito além do momento terapêutico ou da atividade de conexão com a natureza e seu interior. Trata-se de lançar um novo olhar sobre a própria existência e adquirir responsabilidade pelos sentimentos que escolhemos nutrir. São eles que determinam nossa qualidade de vida.




Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor











Más sobre el tema