Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que fazer em Búzios: dicas de economia e melhores praias da região

Conheça a região dos lagos e saiba tudo o que fazer em Búzios gastando pouco dinheiro e conhecendo os melhores pontos turísticos do estado do Rio de janeiro.

Luan

May 25, 2022

9min

o que fazer em búzios

Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, pertinho das famosas cidades de Arraial do Cabo e Cabo Frio, a cidade de Búzios é conhecida principalmente por ser um destino caro, com suas lojas, bares e restaurantes chiques na famosa Rua das Pedras. É verdade que lá existem lugares elitizados, mas nem só de Orla Brigitte Bardot se faz uma viagem para Búzios.

É possível planejar uma viagem barata para conhecer as melhores praias de Búzios sem gastar nenhum centavo, aproveitar todo o centro da cidade e encontrar um hostel na Rua das Pedras economizando uma boa grana! Na verdade, você pode até morar em Búzios de forma econômica.

Quer saber como morar na Região dos Lagos e conhecer a Armação de Búzios com pouco dinheiro? Se liga nas dicas de quem já conseguiu morar em Búzios por um mês com apenas 400 reais e descubra tudo o que fazer em Búzios com pouca grana!

Voluntariado em Búzios

Armação de Búzios não é uma cidade grande, mas oferece centenas de opções de pousadas, hotéis e hostels. É possível encontrar hospedagem barata no centro de Búzios e também nos bairros mais afastados, como Manguinhos e Rasa. Mas a melhor forma de economizar com hospedagem e ainda viver a cidade de Búzios como um morador do local é através do intercâmbio voluntário. 

Quem opta pelo voluntariado em Búzios tem a oportunidade de morar na Rua das Pedras bem no centro da cidade, ou ao lado das melhores praias de Búzios vivendo uma rotina verdadeiramente imersiva na cidade. 

Leia também: Todas as informações para uma viagem econômica para Paraty


o que fazer em buzios com pouco dinheiro

Você pode viver um experiência de voluntariado em Búzios e aproveitar a cidade como um verdadeiro local

O que fazer em Búzios: Rua das Pedras 

A Rua das pedras em búzios é um dos pontos turísticos mais famosos e badalados da região, o que o torna muitas vezes um destino caro.

Mas ainda assim, é possível curtir a Rua das Pedras sem gastar muito. Para isso acontecer é preciso ser cauteloso e explorar bem os lugares antes de tirar o cartão do bolso.

Entre bares, lojas e restaurantes caros, sempre existe alguma opção mais econômica para os viajantes que precisam controlar os gastos durante a viagem.

Onde comer na Rua das Pedras

Na Rua das Pedras, as melhores opções são as pizzarias. Elas não são super baratas, mas compensam mais se comparadas aos restaurantes a la carte ou buffet. Existem diversas opções de pizzarias nas Ruas das Pedras, então é preciso pesquisar antes de escolher. 

Olha a dica: Se você vai morar em Búzios ou ficar hospedado por muitos dias, deixe para comer na Rua das Pedras uma vez ou outra. Durante a semana, dê preferência para preparar sua refeição no hostel ou compre restaurantes e lanchonetes mais alternativos, você consegue achar os famosos "podrões" e restaurantes baratinhos pesquisando bem!

Continue viajando pelo Rio de Janeiro: Hospedagem e refeição de graça como voluntária em Arraial do Cabo e TOP 10 melhores praias de Paraty e dicas completas para visitá-las


onde comer em buzios

Onde beber na Rua das Pedras

Se você está procurando o que fazer em Búzios a noite, para ser bem sincero, os bares na Rua das Pedras são caros. Mas se liga nessa dica! Existe um lugar que quase não chama a atenção, mas merece sua visita. É um barzinho estreito e sem nome, localizado também na Rua das Pedras, quase de frente ao Bamboo Hostel.

A opção para quem quer economizar mais ainda é procurar os bares fora da badalada Rua das pedras e dar uma voltinha pela região de seu entorno!

Onde fazer comprinhas na Rua das Pedras

O que não falta é loja de artesanato na Rua das Pedras. Se você está procurando lembrancinhas ou produtos personalizados, como camisetas, bolsas de praia, canecas, chaveiros, chapéus e todas aqueles souvenirs que todo mundo ama dar uma olhada, pode pesquisar à vontade por lá. 

Nem preciso sugerir uma loja. Só tenha cuidado para não comprar coisas por impulso. Pesquise bem antes de escolher.

Sorvete, doces e açaí na Rua das Pedras

Para quem gosta de finalizar o passeio com uma boa dose de açúcar, devo admitir que a Rua das Pedras não é o lugar mais barato. Por lá estão espalhadas as mais famosas franquias de fast foods e doces, opções que todos já conhecem e docerias gourmets.

Mas caminhando bem pelo seu entorno, é possível encontrar sorveterias e até lojas de açaí para aproveitar com gosto o calor das praias de Búzios.

O que fazer em Búzios: Melhores praias da cidade

Para quem gosta de economia, a melhor forma de conhecer as melhores praias de Búzios é andando! 

Pra falar a verdade, as praias mais bonitas de Búzios não ficam tão distantes umas das outras, sendo possível fazer algumas caminhadas incríveis. 

Coloque os fones de ouvido, amarre bem os cadarços dos tênis e aproveite as paisagens exuberantes conhecendo os cinco principais roteiros para conhecer as praias de Búzios.

Veja também: 

1. Praia dos Ossos, Azeda e João Fernandes

A caminhada é longa, mas vale cada quilômetro andado. Saindo da Rua das Pedras, siga pela Orla Brigitte Bardot até chegar na Praia da Armação. Continue na rua de paralelepípedos em direção à Igreja de Sant’Anna. Na igreja, você vai encontrar uma entrada para a Praia dos Ossos, que já está ali ao lado.

Aprecie um pouco a Praia dos Ossos, mas deixe para curtir com calma as próximas, que são bem mais bonitas e com água mais clarinha.

Na Praia dos Ossos só existe um caminho para as próximas praias, então não tem como se perder. Pode confiar no Google Maps que também dá certo! Siga pela rua estreita, passando por uma ladeira um pouquinho íngreme até chegar numa curva para a direita. 

Lá você encontra uma placa e entrada para as belas praias Azeda e Azedinha. Se você for bem cedo, por volta das 7 horas, vai encontrar um paraíso para chamar de seu!

Depois de curtir essas praias, volte para a entrada das praias. Lembra da curva para a direita? Siga por este caminho, andando pela mesma rua estreita de paralelepípedos. Haverá outra ladeira íngreme, mas também belas paisagens, até chegar na Rua João Fernandes e seguir pela esquerda. Como o nome da rua sugere, mais a frente está a Praia João Fernandes.

João Fernandes é linda e tem excelente estrutura com restaurantes e bares, mas eu prefiro a Praia João Fernandinho. Ela está logo depois. Basta seguir o caminho que é super fácil de encontrar. Com essas duas das praias mais bonitas de Búzios você finaliza seu primeiro roteiro!

2. Praia Brava e Olho de Boi

Se você tiver tempo e disposição, é possível conhecer essas duas praias de Búzios no mesmo dia. Mas para quem prefere curtir as praias com calma, sugiro deixá-lo para outro momento.

O caminho para essas duas praias não tem muito segredo, mas há duas opções possíveis: você pode seguir o trajeto mais rápido, seguindo pela Estrada da Usina Velha, ou fazer o caminho do primeiro roteiro.

Escolhendo a segunda opção, o percurso será mais longo e cansativo, porém as paisagens compensam. Você vai passar por lugares impressionantes, como o Mirante da Praia Brava.

Leia mais: 21 opções de passeios gratuitos no Rio de Janeiro


rua das pedras buzios

A Praia Olho de Boi é uma das praias mais famosas de Búzios e a mais conhecida praia de nudismo da região! É lá onde você pode aproveitar para tomar um banho de mar pelado numa das praias mais bonitas de Búzios, já pensou?

E pra chegar na Praia Olho de Boi é super fácil. A entrada fica na Praia Brava mesmo. Ao final da faixa de areia tem uma sinalização apontando o início da trilha. É pequena, mas um pouco barrenta e levemente íngreme, então só tomar cuidado para não escorregar. E lá de cima você consegue ter uma visão privilegiada da sensacional praia de nudismo Olho de Boi.

3. Praia de Geribá, Ferradurinha e Praia dos Amores

Saindo da Rua das Pedras, siga pela Av. José Bento Ribeiro Dantas e depois pela Rua Viêira Câmara. O caminho não tem atrativos, além de lojinhas, farmácias e lanchonetes.

Se você não quiser fazer todo o caminho a pé, é possível pegar uma das vans que passam no centro e descer em Geribá. Você vai ganhar uns 40 minutos e economizar uns quatro quilômetros de caminhada.

Chegando na Praia de Geribá, você logo vai perceber que a faixa de areia é gigante. Sugiro que você fique no canto esquerdo da praia, assim já estará ao lado da Praia da Ferradurinha.

Geribá é uma praia mais badalada, tem bastante gente jovem e bonita, mas não está entre as minhas preferidas. Ela é uma ótima praia para quem prefere curtir o mar no raso, pois tem trechos que formam piscininhas. Mas é muito importante ficar atento às sinalizações para não escolher lugares que oferecem risco de afogamento.

Leia também: Os 5 melhores mercados de rua do Rio de Janeiro para gastar pouco


melhores praias de buzios

Bem perto de Geribá está uma das praias mais bonitas de Búzios.  A Praia da Ferradurinha me deixou sem palavras. A combinação de areia branquinha, água azul e formações rochosas cria um cenário espetacular. Para quem não gosta de água muito fria, o banho pode ser um desafio. Mas sem dúvida alguma vale a pena passar um friozinho para aproveitar o lindo mar de Búzios.

A Praia dos Amores fica localizada bem na frente da Ferradurinha. A melhor forma de chegar é remando de SUP ou até mesmo nadando. Como adoro água fria e sou praticamente um peixinho, escolhi a terceira opção. No caminho passei por tartarugas e muitos peixes. Deu um friozinho na barriga, mas foi demais!

4. Praia da Ferradura, Praia da Foca e Praia do Forno.

Nosso ponto de partida é a Rua das Pedras mais uma vez. Sugiro que você siga o Google Maps, mas para ficar mais fácil, comece pela Praia da Ferradura, pois está mais próxima do centro da cidade.

É praticamente uma reta só: siga pela Avenida José Bento Ribeiro Dantas e depois continue pela Avenida do Atlântico e pronto, você já está na Praia da Ferradura. 

Após a Praia da Ferradura, faça uma caminhada de 30 minutos e você chegará na Praia da Foca. São aproximadamente 2 quilômetros andando num trajeto agradável e, dependendo do caminho que você escolher, passará pelo maravilhoso Mirante do Forno. 

A Praia da Foca não é tão apropriada para banho, pois tem muitas pedras espalhadas, mas o lugar é muito lindo. Se você tem mais experiência com banho de mar até consegue um cantinho para mergulhar. Mas se preferir, deixe para curtir o mar na Praia do Forno, onde a água é calminha e o banho é muito gostoso. Chegar lá vai ser fácil, basta seguir pela Rua Vinte e Um.

5. Praia da Tartaruga e Manguinhos

Esse roteiro termina com um belo pôr do sol, então, reserve uma tarde ou um dia inteiro para curtir mais essas duas praias incríveis de Armação de Búzios.

Saindo do centro, siga pela Estrada da Usina Velha. Esse será seu trajeto para as duas praias. É uma boa caminhada. Mas nós queremos economizar e conhecer Búzios gastando pouco, certo? Então, prepare os pés!

A Praia da Tartaruga é mais bonita nos cantos. Se você caminhar para o lado esquerdo da praia, encontrará um canto reservado, com sombra e até lugar para sentar nas pedras. A água do mar costuma ser um pouco agitada, mas é possível mergulhar sem medo. Eu passei a tarde inteira lá e fiquei sozinho praticamente o tempo todo.

Para finalizar o seu dia com o pôr do sol mais bonito de Búzios, chegue na Praia de Manguinhos por volta das 17 horas. Assim você ainda consegue curtir um pouco a praia e ainda contemplar o pôr do sol que acontece por volta das 18 horas, dependendo da estação do ano.

Aproveite a noite para curtir o Porto da Barra na Praia de Manguinhos. Muitas pessoas dizem que lá estão os melhores restaurantes e bares de Armação de Búzios. E como você já fez vários passeios gratuitos em Búzios, chegou a hora de curtir uma noite mais glamorosa. Você merece! 

Veja também: Passeios e praias perto de Paraty que você pode conhecer em 1 dia


viajar para búzios

Você pode aproveitar tudo o que fazer em Búzios durante sua viagem como voluntário pela cidade, com certeza a cidade mais badalada da região dos lagos tem muito pra te oferecer. Continue viajando pelo estado do Rio de Janeiro, leia também:

Aproveite todas as dicas para curtir a cidade de Armação de Búzios e viva tudo que a cidade tem! Faça suas malas e caia na estrada, te vejo lá!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author



More about this topic